SUINOCULTURA COMUNITÁRIA: ORIENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA CONTINUADA EM CRIAÇÕES SEMI-INTENSIVAS EM PROPRIEDADES RURAIS DA PARAÍBA
Palavras-chave:
Criação semi-intensiva, Monogástricos, Produção animal, SemiáridoResumo
Este trabalho teve como objetivo, caracterizar e auxiliar para viabilização da criação de suínos pelo Sistema de Criação de Suínos Criados ao Ar Livre (SISCAL), através da adoção de práticas de manejo eficientes e demonstrar que a suinocultura é uma alternativa brasileira importante para o desenvolvimento social de famílias em pequenas propriedades rurais, respeitando o meio ambiente e o bem estar animal. O trabalho foi realizado em várias comunidades do município de Queimadas, sendo nos Sítio Soares, Gangorra, Caracolzinho, Lutador e Gravatá dos Velez, totalizando aproximadamente 20 famílias caracterizadas agricultores e agricultoras familiares, e numa propriedade rural localizada em Patos, ambos na Paraíba. Inicialmente, realizou-se reuniões com criadores das comunidades a serem assistidas pelo projeto, destacando a importância da parceria com as associações das comunidades e com o Sindicato dos Trabalhadores agricultores e agricultoras familiares de Queimadas-PB, facilitando e melhorando o desenvolvimento do trabalho e das ações. Foi inicialmente elaborado um questionário investigativo, elencando perguntas norteadoras das atividades a serem realizadas. As respostas obtidas através do questionário investigativo foram analisadas e utilizadas para planejar e adequar a metodologia para os planos de trabalho da equipe, a partir das necessidades e carências de cada produtor, das sugestões dos futuros assistidos e da realidade local. Conclui-se que, a falta de assistência técnica e de políticas públicas eficazes, faz com que a criação de suínos no sistema semi-intensiva, se torne uma ameaça ao meio ambiente e a própria saúde. Portanto, questões deficientes observadas nas infraestruturas das pocilgas comunitárias dos criadores de suínos da Paraíba, não atendem aos requisitos mínimos de bem estar animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.