MATERNIDADE E REDE DE APOIO DIGITAIS: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DO APOIO INFORMADO NO PERÍODO DA AMAMENTAÇÃO
Resumo
Durante a pandemia do coronavírus, houve uma diminuição da doação de leite materno nos Bancos de Leite Humano (BLH) por todo o Brasil, líquido tão necessário para os bebês internados em UTIs Neonatal. Dessa maneira, o projeto “Leite Materno: Doação, Diálogo e Dilemas” surge enquanto instrumento de mobilização para o incentivo à doação de leite materno durante a pandemia, apropriando-se das redes sociais enquanto potentes instrumentos de disseminação de informação. A pandemia mudou não apenas as dinâmicas das relações sociais, mas também as ações voltadas à promoção e prevenção em saúde. Nesse cenário, o WhatsApp tornou-se um espaço para manutenção e fortalecimento de vínculos entre as participantes do projeto, caracterizando-se assim como uma ferramenta relevante para compartilhamento de experiências pessoais sobre temas relacionados à maternidade e à doação de leite. Na forma de um grupo no aplicativo citado, mensagens sobre diversos temas correlatos foram usadas de modo dinâmico e conciso como dispositivo a fim de promover a interação entre os membros do grupo e fomentar a participação e o relato de experiências pessoais, assim como dúvidas referentes ou não aos temas. Dessa forma, o grupo serviu como uma forma de rede de apoio não somente à amamentação, mas também a problemas comuns da maternidade. Em momentos tão solitários e isolados como a pandemia e com a diminuição do atendimento presencial do Banco de Leite Humano, a interação com profissionais da saúde e de alunos interessados se tornou de suma importância.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Nívea Vilar Cardoso, Joana Karollyne de Siqueira Mendes, Maria Emília Alencar de Medeiros , Regina Lígia Wanderlei de Azevedo, Ana Janaína Jeanine Martins Lemons
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.