A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS: INSTRUMENTOS VIRTUAIS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA MITIGAÇÃO DOS EFEITOS NEGATIVOS PROVOCADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS

Autores/as

  • Luzia Batista Moura
  • Romário de Sousa Almeida
  • Maria Pereira de Araújo
  • Carina Seixas Maia Dornelas
  • Alecksandra Vieira de Lacerda
Palabras clave: Difusão, Meio Ambiente, Covid-19

Resumen

Objetivou-se realizar ações de difusão do conhecimento voltadas para o campo da conservação ambiental e mitigação dos efeitos negativos do Novo Coronavírus no Cariri paraibano. Desenvolveu-se atividades com os alunos da Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, município de Sumé, Cariri paraibano. Trabalhou-se módulos teóricos sobre educação ambiental, princípios de conservação e estratégias para reduzir os efeitos negativos do Novo Coronavírus, promovendo-se aulas expositivas com recursos didáticos, debates e exercícios de aprendizagem. Promoveu-se também palestra sobre a importância do Bioma Caatinga em escola da região. Utilizou-se o Google Meet para realização dos trabalhos. Ao final, aplicou-se um questionário semiestruturado por meio de formulário eletrônico para avaliar o nível de conhecimento dos indivíduos com relação aos eixos temáticos. Os módulos ofertaram maior entendimento sobre os eixos da conservação dos recursos naturais e estratégias ambientais de diminuição dos impactos negativos provocados pelo Novo Coronavírus. A apresentação com estudantes de outra unidade escolar da região sobre a Caatinga, contribuiu para conscientização dos indivíduos acerca da sua biodiversidade e conservação. A maioria dos entrevistados demostraram conhecer o conceito de Educação Ambiental e Meio Ambiente e ainda apresentaram entendimento sobre estratégias ambientais de redução dos efeitos negativos provocados Coronavírus. No entanto, parte significativa conhece apenas parcialmente as problemáticas ambientais que causam efeitos danosos a saúde humana. Portanto, o conjunto das atividades executadas se mostrou essencial para formação mais ampla dos atores sociais em relação as temáticas que abrangem a saúde e o meio ambiente no contexto escolar, sendo as ferramentas virtuais essenciais nesse processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

mayo 18, 2021

Cómo citar

MOURA, L. B. .; ALMEIDA, . R. de S. .; DE ARAÚJO, M. P. .; MAIA DORNELAS, C. S. .; DE LACERDA, A. V. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS: INSTRUMENTOS VIRTUAIS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA MITIGAÇÃO DOS EFEITOS NEGATIVOS PROVOCADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/29. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Meio Ambiente