A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS: INSTRUMENTOS VIRTUAIS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA MITIGAÇÃO DOS EFEITOS NEGATIVOS PROVOCADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS
Abstract
Objetivou-se realizar ações de difusão do conhecimento voltadas para o campo da conservação ambiental e mitigação dos efeitos negativos do Novo Coronavírus no Cariri paraibano. Desenvolveu-se atividades com os alunos da Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, município de Sumé, Cariri paraibano. Trabalhou-se módulos teóricos sobre educação ambiental, princípios de conservação e estratégias para reduzir os efeitos negativos do Novo Coronavírus, promovendo-se aulas expositivas com recursos didáticos, debates e exercícios de aprendizagem. Promoveu-se também palestra sobre a importância do Bioma Caatinga em escola da região. Utilizou-se o Google Meet para realização dos trabalhos. Ao final, aplicou-se um questionário semiestruturado por meio de formulário eletrônico para avaliar o nível de conhecimento dos indivíduos com relação aos eixos temáticos. Os módulos ofertaram maior entendimento sobre os eixos da conservação dos recursos naturais e estratégias ambientais de diminuição dos impactos negativos provocados pelo Novo Coronavírus. A apresentação com estudantes de outra unidade escolar da região sobre a Caatinga, contribuiu para conscientização dos indivíduos acerca da sua biodiversidade e conservação. A maioria dos entrevistados demostraram conhecer o conceito de Educação Ambiental e Meio Ambiente e ainda apresentaram entendimento sobre estratégias ambientais de redução dos efeitos negativos provocados Coronavírus. No entanto, parte significativa conhece apenas parcialmente as problemáticas ambientais que causam efeitos danosos a saúde humana. Portanto, o conjunto das atividades executadas se mostrou essencial para formação mais ampla dos atores sociais em relação as temáticas que abrangem a saúde e o meio ambiente no contexto escolar, sendo as ferramentas virtuais essenciais nesse processo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Luzia Batista Moura, Romário de Sousa Almeida, Maria Pereira de Araújo, Carina Seixas Maia Dornelas, Alecksandra Vieira de Lacerda
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.