“QUEM CONTA UM CONTO, ENCANTA UNS TANTOS: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL”

Authors

  • Edilene de Sousa Oliveira
  • Maria Eloysa dos Santos Costa
  • Anne Gabrielle Freitas Rolim
  • Iluska da Costa Pinto
  • Romércia Batista dos Santos

Keywords:

Contação de histórias; Desenvolvimento infantil; Atividades lúdicas

Abstract

A contação de histórias é uma prática muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação, além de resgatar memórias afetivas contribuindo para que elas lidem com situações, conflitos e emoções. Do ponto de vista pedagógico possibilita a melhoria da descontração e promove o desenvolvimento infantil, sendo considerada uma das primeiras formas de estimular a imaginação da criança, por isso, tem um papel fundamental na formação de um futuro cidadão crítico e conectado com as próprias emoções. Diferente da leitura comum, as narrativas orais permitem improvisos e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso. Deste modo, o presente Projeto de Extensão, teve como objetivo oportunizar as crianças, momentos de magia, alegria e entretenimento levando diversão, arte, e consequentemente cultura, através da contação de histórias, como atividade lúdica, incentivando o hábito da leitura e despertando a imaginação, elementos importantes para o desenvolvimento infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-11-03

How to Cite

EDILENE DE SOUSA OLIVEIRA; MARIA ELOYSA DOS SANTOS COSTA; ANNE GABRIELLE FREITAS ROLIM; ILUSKA DA COSTA PINTO; ROMÉRCIA BATISTA DOS SANTOS. “QUEM CONTA UM CONTO, ENCANTA UNS TANTOS: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL”. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/7204. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.