DESVELANDO A TUBERCULOSE NA ESCOLA

Authors

  • Maria Vitória Arruda Monteiro
  • Josefa Larissa Tavares da Silva
  • José Matheus Vieira Bezerra
  • Maria Vitória Barros Pereira
  • Rayrla Cristina de Abreu Temoteo
  • Fabiana Ferraz Queiroga Freitas

Keywords:

Educação em Saúde, Tuberculose, Escola, Dinâmicas Interativas, Conscientização

Abstract

Este trabalho relata a experiência de uma ação educativa desenvolvida pelo projeto “Atenção à saúde de pessoas com Tuberculose (TB)|no município de Cajazeiras-PB”, realizada com alunos do 8º ano de uma escola pública em Cajazeiras-PB. A atividade teve como objetivo disseminar conhecimentos sobre a tuberculose, abordando sua transmissão, sintomas e formas de prevenção, por meio de exposição dos principais tópicos sobre a tuberculose, dinâmicas interativas e jogos educativos. A intervenção foi realizada em dois encontros, nos dias 9 e 23 de outubro de 2024, e incluiu a aplicação de questionários antes e após as atividades para avaliar o conhecimento dos alunos. Os resultados mostraram um aumento significativo no entendimento dos estudantes sobre a doença, evidenciando a eficácia das metodologias lúdicas e interativas na conscientização e prevenção da tuberculose. Além disso, a ação contribuiu para a formação acadêmica dos estudantes de graduação envolvidos no projeto, fortalecendo a parceria entre a universidade e a comunidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-11-03

How to Cite

MARIA VITÓRIA ARRUDA MONTEIRO; JOSEFA LARISSA TAVARES DA SILVA; JOSÉ MATHEUS VIEIRA BEZERRA; MARIA VITÓRIA BARROS PEREIRA; RAYRLA CRISTINA DE ABREU TEMOTEO; FABIANA FERRAZ QUEIROGA FREITAS. DESVELANDO A TUBERCULOSE NA ESCOLA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/7009. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.