ÁRVORES NAS ESCOLAS DA VIDA
Abstract
A acelerada expansão das cidades contribui para a construção de escolas públicas sem planejamento das intervenções dos espaços abertos, com ausência de espaços verdes que levam a diversos problemas nos aspectos socioambientais. O objetivo do projeto é arborizar escolas públicas como estratégia didática para promover a sustentabilidade ambiental na cidade de Patos-PB. O projeto foi desenvolvido inicialmente com professores da EMEF Aristides Hamad Timene, sendo o trabalho realizado de forma remota, no período de agosto a dezembro de 2020. Para a realização das vídeoconferências foi utilizada a plataforma Google Meet, reuniões simples e eficientes, diante do novo desafio de uma Extensão on-line interativa. Com uma imagem de satélite foi analisado os locais para alocação das árvores, permitindo a elaboração um projeto. Como ação extencionista foi programada a poda das árvores estabelecidas na frente da escola onde foi empregada a técnica correta de retirada de alguns ramos, deixando todo o passeio da escola livre para os pedestres e mantendo a estrutura da árvore de forma equilibrada. Foram determinados apenas dois locais para implantação das espécies arbóreas nativas em locais com dimensões de 0,8x0,8x1,0m, sendo realizada a adubação química e orgânica com esterco bovino. Apesar de a escola possuir uma vasta área sem vegetação arbórea, a presença do estrato herbáceo era dominante, inviabilizando a implantação dos indivíduos arbóreos/arbustivos. Com a pandemia, os serviços de manutenção nas escolas públicas foi reduzido e/ou suspenso, o que limitou a expansão do plantio das espécies arbóreas nessa vigência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Raimundo Nonato Araújo da Silva, Renato Nogueira Antas, Jussara Silva Dantas, Jacob Silva Souto, Patrícia Carneiro Souto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.