TERRITORIALIZAR PARA CONHECER

UMA AÇÃO DO PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA

Autores

  • Ana Carolina dos Santos UFPB
  • Amanda da Silva Monteiro UFPB
  • Bruna Carla Marques Barreto UFPB
  • Hillary Barros Dantas UFPB
  • Cynthia Guedes Santiago Melquíades USF, João Pessoa, PB
  • Anselmo Clemente UFPB
  • Maria de Lourdes de Farias Pontes UFPB
Palavras-chave: Territorialização, Atenção Primária, Estratégia Saúde da Família

Resumo

O presente trabalho tem por objetivos conhecer o território da eSF Frei Damião e compreender as vulnerabilidades assim como os aspectos sociodemográficos, econômicos e epidemiológicos dos usuários através da territorialização. Percebeu-se que o território é fragilizado, em que as condições de saúde, trabalho e meio ambiente sinalizam a ampliação do cuidado continuado, necessitando de ações de educação em saúde e subsídio governamental para melhoria da qualidade de vida dessa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é Atenção Primária? Brasília: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/o-que-e-atencao-primaria. Acesso em: 20 jul 2023.

BRASIL. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Coordenação de Atenção Primária à Saúde. Guia de Territorialização e Diagnóstico de Área da APS/DF. Brasília: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde/Coordenação de Atenção Primária à Saúde/DF, 2018. 44 p. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/62415/Guia+de+Territorializa%C3%A7%C3%A3o+e+Diagn%C3%B3stico+de+%C3%81rea+da+APS+no+DF+%282019%29.pdf. Acesso em: 16 nov. 2023.

SANTOS, Alexandre Lima; RIGOTTO, Raquel Maria. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 8, p. 387-406, 2010.

Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Pública. Territorialização como instrumento do planejamento local na Atenção Básica [Recurso eletrônico]. Universidade Federal de Santa Catarina. Organizadoras: Claudia Flemming Colussi; Katiuscia Graziela Pereira. Florianópolis: UFSC, 2016. 86 p.

Downloads

Publicado em

8 de março de 2024

Como Citar

SANTOS, . A. C. dos .; MONTEIRO, A. da S. .; BARRETO, B. C. M. .; DANTAS, H. B. .; MELQUÍADES, C. G. S. .; CLEMENTE, A. .; PONTES, M. de L. de F. . TERRITORIALIZAR PARA CONHECER: UMA AÇÃO DO PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2254. Acesso em: 13 abr. 2024.

Seção

ARTIGOS