TERRITORIALIZAR PARA CONHECER
UMA AÇÃO DO PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA
Resumen
O presente trabalho tem por objetivos conhecer o território da eSF Frei Damião e compreender as vulnerabilidades assim como os aspectos sociodemográficos, econômicos e epidemiológicos dos usuários através da territorialização. Percebeu-se que o território é fragilizado, em que as condições de saúde, trabalho e meio ambiente sinalizam a ampliação do cuidado continuado, necessitando de ações de educação em saúde e subsídio governamental para melhoria da qualidade de vida dessa população.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é Atenção Primária? Brasília: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/o-que-e-atencao-primaria. Acesso em: 20 jul 2023.
BRASIL. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Coordenação de Atenção Primária à Saúde. Guia de Territorialização e Diagnóstico de Área da APS/DF. Brasília: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde/Coordenação de Atenção Primária à Saúde/DF, 2018. 44 p. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/62415/Guia+de+Territorializa%C3%A7%C3%A3o+e+Diagn%C3%B3stico+de+%C3%81rea+da+APS+no+DF+%282019%29.pdf. Acesso em: 16 nov. 2023.
SANTOS, Alexandre Lima; RIGOTTO, Raquel Maria. Território e territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 8, p. 387-406, 2010.
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Pública. Territorialização como instrumento do planejamento local na Atenção Básica [Recurso eletrônico]. Universidade Federal de Santa Catarina. Organizadoras: Claudia Flemming Colussi; Katiuscia Graziela Pereira. Florianópolis: UFSC, 2016. 86 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Carolina dos Santos, Amanda da Silva Monteiro, Bruna Carla Marques Barreto, Hillary Barros Dantas, Cynthia Guedes Santiago Melquíades, Anselmo Clemente, Maria de Lourdes de Farias Pontes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.