Jovens Gestores Governamentais e a Transparência Ativa dos gastos com a pandemia do Covid-19

Autores

  • Maria Eduarda Sousa Oliveira Fernandes Universidade Federal de Campina Grande
  • José William de Queiroga Gomes Terceiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Jádson Felipe Dantas Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Olga Pereira Holanda Universidade Federal de Campina Grande
  • Suiany Cândido Nogueira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Antonio Firmino da Silva Neto Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Pandemia, Covid-19, Gastos, Estudantes, Controle Social

Resumo

O projeto buscou fomentar o perfil crítico e participativo dos estudantes do ensino médio da Escola Cidadã Integral Cícero Severo Lopes - ECI, do município de São Domingos-PB, por meio de ações em conjunto com os extensionistas e professores da Universidade Federal de Campina Grande, para que eles verificassem a existência da Transparência Ativa nos portais eletrônicos dos municípios, com gastos da pandemia do COVID-19. Projeto desenvolveu suas atividades totalmente de forma on-line. As plataformas utilizadas foram Google Classroom e Google Meet, pois a Escola já utiliza mecanismos semelhantes para o ensino com seus alunos. Foi realizada inicialmente uma avaliação diagnóstica para fazer um mapeamento prévio do conhecimento dos alunos, tais como: Se eles sabem que é possível acessar pela internet todos os gastos do município; Se já ouviram falar no Portal da Transparência; Quanto a curiosidade em acompanhar os gastos que o município fez com o combate à Covid-19; Se já ouviram falar em Controle Social; e se tem interesse em participar do Projeto. Utilizou-se diversos aplicativos - Tik Tok, Benime, VideoScribe, Youcut, flashcard dentre outros, para os encontros com os alunos. Portanto, ao final dos encontros com os estudantes da ECI foi possível verificar que a medida em que se apresentavam os temas relacionados com transparência ativa e controles social, eles despertavam curiosidade para acessarem os portais eletrônicos dos municípios para identificar se havia publicações sobre os gastos da Covid-19. Alinhado a isso, observou-se um perfil crítico dos alunos a respeito dos temas. Assim, pode-se afirmar que o Projeto atingiu seu objetivo.

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Publicado em

18 de maio de 2021

Como Citar

SOUSA OLIVEIRA FERNANDES, M. E.; DE QUEIROGA GOMES TERCEIRO, J. W.; DANTAS FERREIRA, J. F. .; HOLANDA, O. P.; DOS SANTOS, S. C. N.; DA SILVA NETO, A. F. . Jovens Gestores Governamentais e a Transparência Ativa dos gastos com a pandemia do Covid-19. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/163. Acesso em: 17 maio. 2024.

Seção

Educação

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