Jovens Gestores Governamentais e a Transparência Ativa dos gastos com a pandemia do Covid-19
Resumo
O projeto buscou fomentar o perfil crítico e participativo dos estudantes do ensino médio da Escola Cidadã Integral Cícero Severo Lopes - ECI, do município de São Domingos-PB, por meio de ações em conjunto com os extensionistas e professores da Universidade Federal de Campina Grande, para que eles verificassem a existência da Transparência Ativa nos portais eletrônicos dos municípios, com gastos da pandemia do COVID-19. Projeto desenvolveu suas atividades totalmente de forma on-line. As plataformas utilizadas foram Google Classroom e Google Meet, pois a Escola já utiliza mecanismos semelhantes para o ensino com seus alunos. Foi realizada inicialmente uma avaliação diagnóstica para fazer um mapeamento prévio do conhecimento dos alunos, tais como: Se eles sabem que é possível acessar pela internet todos os gastos do município; Se já ouviram falar no Portal da Transparência; Quanto a curiosidade em acompanhar os gastos que o município fez com o combate à Covid-19; Se já ouviram falar em Controle Social; e se tem interesse em participar do Projeto. Utilizou-se diversos aplicativos - Tik Tok, Benime, VideoScribe, Youcut, flashcard dentre outros, para os encontros com os alunos. Portanto, ao final dos encontros com os estudantes da ECI foi possível verificar que a medida em que se apresentavam os temas relacionados com transparência ativa e controles social, eles despertavam curiosidade para acessarem os portais eletrônicos dos municípios para identificar se havia publicações sobre os gastos da Covid-19. Alinhado a isso, observou-se um perfil crítico dos alunos a respeito dos temas. Assim, pode-se afirmar que o Projeto atingiu seu objetivo.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Maria Eduarda Sousa Oliveira Fernandes, José William de Queiroga Gomes Terceiro, Jádson Felipe Dantas Ferreira, Olga Pereira Holanda, Suiany Cândido Nogueira dos Santos, Antonio Firmino da Silva Neto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.