Jovens Gestores Governamentais e a Transparência Ativa dos gastos com a pandemia do Covid-19
Resumen
O projeto buscou fomentar o perfil crítico e participativo dos estudantes do ensino médio da Escola Cidadã Integral Cícero Severo Lopes - ECI, do município de São Domingos-PB, por meio de ações em conjunto com os extensionistas e professores da Universidade Federal de Campina Grande, para que eles verificassem a existência da Transparência Ativa nos portais eletrônicos dos municípios, com gastos da pandemia do COVID-19. Projeto desenvolveu suas atividades totalmente de forma on-line. As plataformas utilizadas foram Google Classroom e Google Meet, pois a Escola já utiliza mecanismos semelhantes para o ensino com seus alunos. Foi realizada inicialmente uma avaliação diagnóstica para fazer um mapeamento prévio do conhecimento dos alunos, tais como: Se eles sabem que é possível acessar pela internet todos os gastos do município; Se já ouviram falar no Portal da Transparência; Quanto a curiosidade em acompanhar os gastos que o município fez com o combate à Covid-19; Se já ouviram falar em Controle Social; e se tem interesse em participar do Projeto. Utilizou-se diversos aplicativos - Tik Tok, Benime, VideoScribe, Youcut, flashcard dentre outros, para os encontros com os alunos. Portanto, ao final dos encontros com os estudantes da ECI foi possível verificar que a medida em que se apresentavam os temas relacionados com transparência ativa e controles social, eles despertavam curiosidade para acessarem os portais eletrônicos dos municípios para identificar se havia publicações sobre os gastos da Covid-19. Alinhado a isso, observou-se um perfil crítico dos alunos a respeito dos temas. Assim, pode-se afirmar que o Projeto atingiu seu objetivo.
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Derechos de autor 2021 Maria Eduarda Sousa Oliveira Fernandes, José William de Queiroga Gomes Terceiro, Jádson Felipe Dantas Ferreira, Olga Pereira Holanda, Suiany Cândido Nogueira dos Santos, Antonio Firmino da Silva Neto
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