MODERNIDADE EM LINHA DE PRODUÇÃO
CAMPINA GRANDE INDUSTRIAL S/A
Resumo
O presente trabalho compõe um resgate do acervo patrimonial moderno da indústria campinense, a partir de um olhar sobre a relação entre arquitetura e estrutura, tendo como estudo de caso a Indústria Cande S/A. O objetivo passa pela documentação, análise e divulgação da obra, que segue os preceitos da forma moderna, além de extrair questões projetuais e históricas que interessem a comunidade acadêmica, trabalhando com a metodologia de análise das dimensões arquitetônicas, nos quais é analisado a partir de sete pontos principais. O estudo justifica-se pelos desafios do atual contexto de salvaguarda e documentação de tais edifícios, buscando-se analisar o material projetual original antes da descaracterização ou perda total do bem. Assim, preserva-se a memória da edificação e suas concepções, em contraponto a perda dos valores de autenticidade e integridade que vem ocorrendo de forma acelerada no contexto da tipologia moderna industrial.
Downloads
Referências
AFONSO, Alcilia. Notas sobre métodos para a pesquisa arquitetônica patrimonial. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, v. 4, p. 54-70, 2019.
AFONSO, A. e PEREIRA, I. Resgate do patrimônio industrial da fábrica Premol. Campina Grande-PB. Década de 60. Século XX. In: Anais do I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial. 2019.
COUTINHO, Luciano. Globalização e capacitação tecnológica nos países de industrialização tardia: lições para o Brasil. Gestão & Produção, v. 3, n. 1, p. 49-69, 1996.
ICOMOS. Carta de Nizhny Tagil Sobre o Patrimônio Industrial. The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH). Nizhny Tagil, 2003.
KÜHL, Beatriz. Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização. Problemas teóricos de restauro. Cotia, Ateliê / FAPESP, 2009.
LEITE, Julia. Patrimônio Industrial Palimpsesto Projeto de Intervenção Fábrica Wallig Nordeste S.A. Campina Grande - PB. Campina Grande, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Campina Grande, 2020.
MAHFUZ, Edson. Reflexões sobre a construção da forma pertinente. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 045.02, Vitruvius, fev. 2004. Disponível em http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.045/606. Acesso em 19/nov/2020.
SOUZA, Danilo Rodrigues et al. O ideário de industrialização e desenvolvimentismo nas representações do Diário da Borborema (1957-1979). Campina Grande, 2016. Dissertação de Mestrado em História – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Campina Grande, 2016.
Downloads
Publicado em
Versões
- 19 de maio de 2023 (2)
- 1 de maio de 2023 (1)
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Arquitetura e Lugar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.