RASGOS DE LA MODERNIDAD

LA ARQUITECTURA MODERNA EN JOINVILLE (SC)

Autores/as

  • Tayna Vicente Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade, Univille
Palabras clave: Arquitetura Moderna, Valorização, Joinville (SC)

Resumen

A cidade de Joinville, localizada ao norte do estado de Santa Catarina, possui em meio a sua malha urbana uma vasta produção arquitetônica com preceitos modernistas. Principalmente entre as décadas de 1950 e 1970, em confluência com os anos de crescimento econômico e industrial, houve uma crescente na construção de edifícios e residências que possuem relevância histórica e cultural, que marcam as tensões entre o novo e o antigo, a modernização e a tradição, e as rupturas narrativas das construções em sua forma, discursiva ou material.

Mesmo contando com uma produção significativa, este conjunto arquitetônico conta com poucos bens tombados. Sob a salvaguarda do município há somente quatro edificações que estão identificadas como modernistas em seus pareceres. Na cidade, é considerável a propensão à patrimonialização de edificações vinculadas aos valores éticos dos imigrantes. Todavia, a ênfase sobre estas escolhas provocam lacunas, como a gerada pela falta do reconhecimento sobre o valor cultural e patrimonial das edificações da arquitetura moderna, impactando na formação da imagem da cidade. Reverbera também em uma uniformização do que se entende por patrimônio, em detrimento de outras edificações que são elementos testemunhais de uma organização social.

Apesar da pequena quantidade patrimonializada, a cidade conta com um conjunto de edificações deste período que possuem um caráter cultural, de transmissão e de qualificação da malha urbana. As edificações representam dinâmicas socioculturais, a organização da cidade, além de atributos arquitetônicos, como coerência tipológica, composições formais, materiais, entre outros.   

A falta de visibilidade como um produto cultural e de valor histórico resulta na carência de instrumentos efetivos de conservação ou proteção das edificações modernistas pela cidade. Este ensaio, visa registrar algumas destas edificações, mostrar suas variações e apropriações estilísticas realizada pelos arquitetos que as construíram, pois, sem salvaguarda e com o crescimento vertiginoso da especulação imobiliária, estão à mercê do tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

marzo 29, 2024

Cómo citar

VICENTE, T. RASGOS DE LA MODERNIDAD: LA ARQUITECTURA MODERNA EN JOINVILLE (SC). Revista Arquitectura y Lugar, Campina Grande, v. 2, n. 5, p. 114–122, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2260. Acesso em: 17 may. 2024.

Sección

Ensaios fotográficos