NOALDO RIBEIRO

CAMINHOS PARA A REVITALIZAÇÃO DAS BONINAS E A FÁBRICA MARQUES DE ALMEIDA

Autores

  • Alcília Afonso Professora adjunta - UFCG/ Doutora em projetos arquitetônicos - ETSAB.UPC https://orcid.org/0000-0002-6344-9329
  • Emilly Marques Graduanda em Arquitetura e Urbanismo - UFCG
  • Vinícius Sales Graduando em Arquitetura e Urbanismo
Palavras-chave: patrimônio industrial, Boninas, fábrica têxtil, revitalização

Resumo

Nosso entrevistado é Noaldo de Souza Ribeiro, que possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/ 1977 - 1984), e especialização em Sociologia Rural pela UFPB (1986 – 1990). Possui experiência como professor universitário na Fundação Universidade Federal de Rondônia, onde participou de uma equipe de consultores responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento daquela IES; e na Universidade Estadual da Paraíba.

Em Campina Grande, atua a muitos anos, na área de Cultura, tendo exercido a função de Gerente Executivo de Resgate e Identidade Cultural na Secretaria de Cultura da Paraíba. Coordenou o “Projeto Fogueiras da Cultura” - de natureza itinerante, que consistia em descentralizar os bens culturais, fazendo uso de um caminhão-palco com vistas a beneficiar todos rincões do Estado; e coordenou também, o Projeto “Nas Trilhas da Coluna Prestes” - reconstituição do itinerário feito pela famosa Coluna no Estado da Paraíba, buscando resgatar sua memória e converter, sem prejuízo da mesma, numa trilha de interesse turístico.

Tem sido um ativista patrimonial importante na cidade de Campina Grande, ao defender a revitalização do bairro das Boninas, região central e histórica urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Entrevistado: Noaldo de Souza Ribeiro

Entrevistadora: Emilly Marques (Graduanda de arquitetura e urbanismo/ UFCG)

Edição e revisão da entrevista: Alcilia Afonso (Coordenadora do GRUPAL. UFCG)

Roteiro: Vinícius Sales e Emilly Marques (Graduando de arquitetura e urbanismo/ UFCG)

Downloads

Publicado em

22 de fevereiro de 2023

Como Citar

AFONSO, A.; MARQUES, E.; SALES, V. NOALDO RIBEIRO : CAMINHOS PARA A REVITALIZAÇÃO DAS BONINAS E A FÁBRICA MARQUES DE ALMEIDA. Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 1, n. 1, p. 97–102, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/369. Acesso em: 22 abr. 2024.

Seção

Entrevistas