NOALDO RIBEIRO
CAMINHOS PARA A REVITALIZAÇÃO DAS BONINAS E A FÁBRICA MARQUES DE ALMEIDA
Resumo
Nosso entrevistado é Noaldo de Souza Ribeiro, que possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/ 1977 - 1984), e especialização em Sociologia Rural pela UFPB (1986 – 1990). Possui experiência como professor universitário na Fundação Universidade Federal de Rondônia, onde participou de uma equipe de consultores responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento daquela IES; e na Universidade Estadual da Paraíba.
Em Campina Grande, atua a muitos anos, na área de Cultura, tendo exercido a função de Gerente Executivo de Resgate e Identidade Cultural na Secretaria de Cultura da Paraíba. Coordenou o “Projeto Fogueiras da Cultura” - de natureza itinerante, que consistia em descentralizar os bens culturais, fazendo uso de um caminhão-palco com vistas a beneficiar todos rincões do Estado; e coordenou também, o Projeto “Nas Trilhas da Coluna Prestes” - reconstituição do itinerário feito pela famosa Coluna no Estado da Paraíba, buscando resgatar sua memória e converter, sem prejuízo da mesma, numa trilha de interesse turístico.
Tem sido um ativista patrimonial importante na cidade de Campina Grande, ao defender a revitalização do bairro das Boninas, região central e histórica urbana.
Downloads
Referências
Entrevistado: Noaldo de Souza Ribeiro
Entrevistadora: Emilly Marques (Graduanda de arquitetura e urbanismo/ UFCG)
Edição e revisão da entrevista: Alcilia Afonso (Coordenadora do GRUPAL. UFCG)
Roteiro: Vinícius Sales e Emilly Marques (Graduando de arquitetura e urbanismo/ UFCG)
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Arquitetura e Lugar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.