RESGATE IMAGÉTICO

SEDE DO DER_CG. PB

Autores

Palavras-chave: arquitetura institucional, obra pública, modernidade, critérios projetuais, arquitetura dos trópicos

Resumo

O projeto arquitetônico da sede do Departamento estadual de estradas e rodagens do estado da Paraíba/DER, Seção Campina Grande, possui uma linguagem moderna, apresentando soluções projetuais e construtivas características da modernidade, tais como planta livre, pilotis, janelas em fita, fachadas livres, transparências espaciais e atenção aos detalhes.

Felizmente, encontra-se bem preservado, com sua função original, em ser a Residência rodoviária de Campina Grande, vinculada ao DER- que trata das malhas rodoviárias da região, graças a uma gestão administrativa que tem realizado manutenções constantes na edificação, mantendo seus atributos arquitetônicos primordiais.

Nosso grupo de pesquisa está investigando e mantendo contato com ex-funcionários como o engenheiro civil sr. Hermani Maurício de Brito Neves, que bastante tem colaborado com a coleta de dados. Pretende-se aprofundar melhor, sobre a história da arquitetura da obra, e realizar estudos da conservação da mesma, que faz parte do acervo moderno campinense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANO: ANOS 60

AUTOR: DESCONHECIDA_ EM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO

TIPOLOGIA:INSTITUCIONAL

LOCALIZAÇÃO: RUA JOÃO SUASSUNA. 1051.CAMPINA GRANDE

Downloads

Publicado em

1 de maio de 2023 — Atualizado em 19 de maio de 2023

Versões

Como Citar

AFONSO, A. RESGATE IMAGÉTICO: SEDE DO DER_CG. PB. Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 1, n. 2, p. 124–134, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/457. Acesso em: 22 maio. 2024.

Seção

Ensaios fotográficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)