ANÁLISE DE VÍDEOAULAS SOBRE SEMÂNTICA LEXICAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10072456
Palabras clave: Ensino do léxico. Análise linguística. Semântica lexical

Resumen

Este estudo objetivou investigar o tratamento pedagógico dado à semântica lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa. Nesse sentido, o enfoque deste trabalho recaiu sobre a produção de videoaulas, no que tange à semântica lexical, tendo em vista que esse formato de aula assumiu um papel pedagógico significativo no nosso país desde a Pandemia da Covid-19. À vista disso, a nossa pesquisa caracterizou-se como documental, com abordagem qualitativa e finalidade interpretativo-descritiva. Para análise dos conteúdos, apropriamo-nos das contribuições de Antunes (2012), Neves (2020), Bezerra e Reinaldo (2020), Cançado (2008), Henriques (2011), Melo e Siqueira (2011) e Hoffmann (2014). O percurso metodológico iniciou-se com a geração de dados, pela seleção de cinco videoaulas, oriundas de três canais educativos on-line, dois em plataforma YouTube – Brasil Escola e Curso ENEM Gratuito – e um em plataforma própria – Geekie Games, e, na sequência, as interpretações. Como resultados, constatamos que há seis objetos de conhecimento ligados à semântica lexical: sinonímia, antonímia, homonímia, polissemia, ambiguidade lexical e hiponímia/hiperonímia. Esses objetos de conhecimento, do ponto de vista teórico, se revezam entre a semântica lexical nos limites da palavra, da frase e do texto. Por fim, verificamos que há uma pluralidade quanto às perspectivas de análise linguística.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, Irandé. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2012.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal, a que se refere? 2. ed. Recife/ Campina Grande-PB: Pipa Comunicação/EDUFCG, 2020.

CANÇADO, Márcia. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

HENRIQUES, Claudio Cezar. Léxico e semântica: estudos produtivos sobre palavra e significação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

HOFFMANN, Adriana. Sinonímia e hiperonímia: das relações entre palavras para as relações de sentido. 2014. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul, 2014.

MASCARENHAS, Sidnei Augusto. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MELO, Tamara. SIQUEIRA, Maity Simone Guerreiro. Um estudo sobre a representação mental da polissemia: procedimentos metodológicos em um teste de memória. Veredas on-line – Atemática – 1/2011, P. 78-92 – PPG LINGUÍSTICA/UFJF – Juiz de Fora.

NEVES, Herbertt. Argumentatividade das palavras: construção de aparato textual-interativo para o estudo do léxico e análise em textos do jornalismo recifense sobre as eleições de 2018. 2020. 260 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PINTO, Deise Cristina de Morae et al. Introdução à semântica. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2016.

Publicado

noviembre 5, 2023

Cómo citar

CESAR, P. .; NEVES, H. . ANÁLISE DE VÍDEOAULAS SOBRE SEMÂNTICA LEXICAL. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 24–38, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10072456. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/986. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Dossiê