ANÁLISE DE VÍDEOAULAS SOBRE SEMÂNTICA LEXICAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10072456Resumen
Este estudo objetivou investigar o tratamento pedagógico dado à semântica lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa. Nesse sentido, o enfoque deste trabalho recaiu sobre a produção de videoaulas, no que tange à semântica lexical, tendo em vista que esse formato de aula assumiu um papel pedagógico significativo no nosso país desde a Pandemia da Covid-19. À vista disso, a nossa pesquisa caracterizou-se como documental, com abordagem qualitativa e finalidade interpretativo-descritiva. Para análise dos conteúdos, apropriamo-nos das contribuições de Antunes (2012), Neves (2020), Bezerra e Reinaldo (2020), Cançado (2008), Henriques (2011), Melo e Siqueira (2011) e Hoffmann (2014). O percurso metodológico iniciou-se com a geração de dados, pela seleção de cinco videoaulas, oriundas de três canais educativos on-line, dois em plataforma YouTube – Brasil Escola e Curso ENEM Gratuito – e um em plataforma própria – Geekie Games, e, na sequência, as interpretações. Como resultados, constatamos que há seis objetos de conhecimento ligados à semântica lexical: sinonímia, antonímia, homonímia, polissemia, ambiguidade lexical e hiponímia/hiperonímia. Esses objetos de conhecimento, do ponto de vista teórico, se revezam entre a semântica lexical nos limites da palavra, da frase e do texto. Por fim, verificamos que há uma pluralidade quanto às perspectivas de análise linguística.
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Citas
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