LITERATURA JOVEM ADULTA
QUE GÊNERO É ESSE?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8416654Resumen
No caminho inverso do que comumente se ouve, adolescente e jovens têm cultivado sistematicamente o hábito da leitura. Muitos dos livros pelos quais eles se interessam, porém, seguem sendo desconsiderados como leituras válidas, tanto pela escola quanto pela academia, por tratarem-se de obras não reconhecidas pelo cânone, a grande maioria delas circunscrita dentro do universo da chamada Literatura Jovem Adulta (ou Young Adult). Compreender, pois que obras são essas e quais seriam os motivos pelos quais elas atraem o interesse de tantos leitores configura-se cada vez mais com um fenômeno a ser investigado. Este trabalho justifica-se, então, pela preocupação em realizar uma pesquisa, ainda que breve, voltada para a investigação de um gênero pouco ou nada estudado academicamente. Nosso objetivo aqui é o de examinar os aspectos gerais que constituem a Literatura Jovem Adulta em língua portuguesa hodiernamente, sopesando a importância dos temas fraturantes como fator relevante de atratividade leitora. Para tanto, utilizamos como base teórica estudos sobre a Literatura YA americana (CART, 2016), sobre juventude (GROPPO, 2000), sobre Literatura Juvenil brasileira (CECCANTINI, 200). Este artigo inicia-se fazendo algumas considerações breves acerca das noções de juventude para, em seguida, ater-se à caracterização da LJA em si: como se deu o surgimento da mesma, o seu desenvolvimento, e como ela se apresenta no Brasil. Finalmente, tecemos algumas considerações concernentes ao papel desta literatura na formação de leitores e a relevância de seu estudo sistemático.
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