O LUGAR DO PET-LETRAS/UFCG NO ENSINO

Autores

  • Milena Gemir Teixeira Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcelle de Lemos Vilela Quirino Universidade Federal de Campina Grande
  • Josilene Pinheiro Mariz Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0003-4879-579X

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8416587
Palavras-chave: Formação docente, Profissional de letras, Ensino

Resumo

O ensino superior público possui imensa significância na vida de muitos indivíduos no contexto brasileiro. A prática e o estudo que abarcam os três eixos-alicerces da graduação, sintetizam em um só um programa de educação tutorial e demonstram cada vez mais bons resultados no desenvolvimento das habilidades tanto acadêmicas quanto sociais. Portanto, pensando no PET-Letras da Universidade Federal de Campina Grande (Campus Sede), este trabalho pretende apresentar, sob a ótica de integrantes atuais e de ex-integrantes do grupo, a importância do programa na formação docente dos cursos de Letras. Os resultados apontam para o despertar da percepção dos professores em formação, além de apresentar as realidades da docência vivenciadas durante a participação no programa. Além disso, destacamos a importância do PET para além dos muros da Universidade, após a graduação, no mundo profissional. Sob esse olhar, ancoramos as nossas reflexões em Travaglia (2000), ao abordar as teorias voltadas para o profissional de Letras e em Muller (2003) ao tratar dos eixos abraçados pelo referido programa.

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Referências

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Publicado em

26 de dezembro de 2022

Como Citar

GEMIR TEIXEIRA, M.; DE LEMOS VILELA QUIRINO , M. .; PINHEIRO MARIZ, J. O LUGAR DO PET-LETRAS/UFCG NO ENSINO . Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 1, p. 07–16, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8416587. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/318. Acesso em: 30 abr. 2024.

Seção

Artigos