O LUGAR DO PET-LETRAS/UFCG NO ENSINO

Autores/as

  • Milena Gemir Teixeira Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcelle de Lemos Vilela Quirino Universidade Federal de Campina Grande
  • Josilene Pinheiro Mariz Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0003-4879-579X

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8416587
Palabras clave: Formação docente, Profissional de letras, Ensino

Resumen

O ensino superior público possui imensa significância na vida de muitos indivíduos no contexto brasileiro. A prática e o estudo que abarcam os três eixos-alicerces da graduação, sintetizam em um só um programa de educação tutorial e demonstram cada vez mais bons resultados no desenvolvimento das habilidades tanto acadêmicas quanto sociais. Portanto, pensando no PET-Letras da Universidade Federal de Campina Grande (Campus Sede), este trabalho pretende apresentar, sob a ótica de integrantes atuais e de ex-integrantes do grupo, a importância do programa na formação docente dos cursos de Letras. Os resultados apontam para o despertar da percepção dos professores em formação, além de apresentar as realidades da docência vivenciadas durante a participação no programa. Além disso, destacamos a importância do PET para além dos muros da Universidade, após a graduação, no mundo profissional. Sob esse olhar, ancoramos as nossas reflexões em Travaglia (2000), ao abordar as teorias voltadas para o profissional de Letras e em Muller (2003) ao tratar dos eixos abraçados pelo referido programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Manual de Orientações Básicas: Programa de Educação Tutorial. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parecer CNE/CP9/2001 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GLAZIER, J. D.; POWELL, R. R. Qualitative research in information management. Englewood: Libraries Unlimited, 2011.

MAXWELL, J. A. Qualitative research design: An interactive approach. 2. ed. Thousand Oaks, UK: Sage, 2005.

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MÜLLER, A. Qualidade no Ensino Superior: a luta em defesa do programa especial de treinamento. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2003.

PATTON, M. Q. Qualitative evaluation methods. Beverly Hills: Sage, 1980.

ROSIN, S. M.; GONÇALVES, A. C. A.; HIDALGO, M. M. Programa de Educação Tutorial: Lutas e Conquistas. Revista Communications and Innovations Gazette, v. 2, n. 1, p. 70-79, 2017.

SOUSA, R.M.; GOMES JÙNIOR, S.R. Programa de Educação Tutorial: Avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n.1, p. 1501-1505, 2015.

TRAVAGLIA, L. C. A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, N. B. (Org.) Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. p. 59-70.

Publicado

diciembre 26, 2022

Cómo citar

GEMIR TEIXEIRA, M.; DE LEMOS VILELA QUIRINO , M. .; PINHEIRO MARIZ, J. O LUGAR DO PET-LETRAS/UFCG NO ENSINO . Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 1, p. 07–16, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8416587. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/318. Acesso em: 23 nov. 2024.

Sección

Artigos