CARLINO, Paula. Textos em contexto: leer y escribir en la universidad. Edição digital. Buenos Aires, Argentina: Asociación Internacional de Lectura, 2021. 114p.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10462414Resumen
Compreendendo que ensinar a escrita na universidade significa, também, ensinar a aprender conteúdos disciplinares, Paula Carlino, doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri e pesquisadora do Conselho Nacional de Investigação Científica e Técnica – Conicet, organizou o livro, em língua espanhola, com 114 páginas, intitulado Textos en Contextos: leer y escribir en la universidad. Esta obra teve sua primeira edição impressa e publicada em outubro de 2004, enquanto que sua edição digital, objeto desta resenha, foi publicada em 2021 pela Asociación Internacional de Lectura, na Argentina. A necessidade de uma versão digital da obra se explica pela relevância de suas discussões, ao passo que a distância temporal entre as publicações atenua, apesar de passados dezessete anos, a necessária ampliação dessas reflexões.
Descargas
Citas
BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: Educ, 1999.
BRONCKART, Jean-Paul. Ação, discurso e racionalização: a hipótese de desenvolvimento de Vygotsky revisitada. In: MACHADO, Anna Rachel, MATENCIO, M.L.M.(Orgs). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p.59-89.
BRONCKART, Jean-Paul. Teorias da linguagem: nova introdução crítica. Tradução de Luzia Bueno, Ana Maria Mattos Guimarães, Eliane Gouvêa Lousada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021.
CARLINO, Paula. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia (orgs). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007, p.77-97.
NAVARRO, F. Más allá de la alfabetización académica: las funciones de la escritura en educación superior. In.: ALVES, M. A.; BORTOLUZZI, Iensen (Eds.). Formação de Professores: Ensino, linguagens e tecnologias. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, p.13-49.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista 15 de outubro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.