CARLINO, Paula. Textos em contexto: leer y escribir en la universidad. Edição digital. Buenos Aires, Argentina: Asociación Internacional de Lectura, 2021. 114p.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10462414
Palabras clave: Ler e escrever na universidade, Leitura e escrita no currículo, Alfabetização acadêmica

Resumen

Compreendendo que ensinar a escrita na universidade significa, também, ensinar a aprender conteúdos disciplinares, Paula Carlino, doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri e pesquisadora do Conselho Nacional de Investigação Científica e Técnica – Conicet, organizou o livro, em língua espanhola, com 114 páginas, intitulado Textos en Contextos: leer y escribir en la universidad. Esta obra teve sua primeira edição impressa e publicada em outubro de 2004, enquanto que sua edição digital, objeto desta resenha, foi publicada em 2021 pela Asociación Internacional de Lectura, na Argentina. A necessidade de uma versão digital da obra se explica pela relevância de suas discussões, ao passo que a distância temporal entre as publicações atenua, apesar de passados dezessete anos, a necessária ampliação dessas reflexões.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: Educ, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Ação, discurso e racionalização: a hipótese de desenvolvimento de Vygotsky revisitada. In: MACHADO, Anna Rachel, MATENCIO, M.L.M.(Orgs). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. p.59-89.

BRONCKART, Jean-Paul. Teorias da linguagem: nova introdução crítica. Tradução de Luzia Bueno, Ana Maria Mattos Guimarães, Eliane Gouvêa Lousada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021.

CARLINO, Paula. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução de Suzana Schwartz. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia (orgs). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007, p.77-97.

NAVARRO, F. Más allá de la alfabetización académica: las funciones de la escritura en educación superior. In.: ALVES, M. A.; BORTOLUZZI, Iensen (Eds.). Formação de Professores: Ensino, linguagens e tecnologias. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, p.13-49.

Publicado

enero 5, 2024

Cómo citar

DE MELO CORDEIRO EULÁLIO, M. CARLINO, Paula. Textos em contexto: leer y escribir en la universidad. Edição digital. Buenos Aires, Argentina: Asociación Internacional de Lectura, 2021. 114p. . Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 2, p. 80–88, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10462414. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1922. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Resenha