O EXERCÍCIO POÉTICO DO LEITOR-CRIADOR CONTEMPORÂNEO NA VIDEOPOESIA DE PATRÍCIA LINO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16429776Keywords:
Videopoesia, Leitura Literária, Exercício PoéticoAbstract
As produções literárias, enquanto práticas culturais, costumam se equiparar às constantes transformações do mundo. Sendo assim, o dinamismo próprio da cultura digital (Jenkins, 2008) e os múltiplos estímulos do ciberespaço (Lemos, 2020) têm motivado a combinação de gêneros, unindo imagens, sons e palavras para a leitura. Diante disso, selecionamos dois videopoemas da Patrícia Lino que representam este contexto contemporâneo literário, sendo o primeiro Erosignatari (2022), uma recriação audiovisual de textos eróticos de Décio Pignatari, seguido de Metanemas (2021), uma produção elaborada pelo trabalho visual homônimo de Antonio Aragão (1981). Depois, discutimos as relações do leitor-criador em suas experiências literárias, mediadas pelas ferramentas midiáticas, como realizado pela autora nas composições do gênero videopoesia enquanto manifestação interartística (Soares, 2019). Destacando a ludicidade, a mutabilidade e a extensão do exercício poético, especialmente na oralização textual, refletimos sobre o leitor contemporâneo, que não é apenas ubíquo (Santaella, 2014), mas também, sobretudo, criador, gerando novas práticas de leitura de poesia, aliadas ao contexto digital, e atraindo diferentes olhares e significações. Consideramos que estas obras de Lino, apoiadas em suas leituras de Décio Pignatari e Antonio Aragão, ao se desenvolverem no diálogo com as tecnologias cotidianas, exemplificam as presentes possibilidades dos leitores da cultura digital.
Downloads
References
ALVES-GARBIM, Juliana Franco. O discurso polifônico e a carnavalização de Bakhtin na narrativa oral afro-brasileira. V Colóquio da Pós-graduação em Letras (Unesp), Assis, 2015. p. 1-13. Disponível em: <https://www.assis.unesp.br/Home/ensino/pos-graduacao/letras/alves-garbim-juliana-franco-o-discurso-polifonico-e-a-carnavalizacao-de-bakhtin-na-narrativa-oral-afro-brasileira.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2024.
ARAGÃO, António. Metanemas. Lisboa: s.n., 1981. 27f. Disponível em: <https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/planograficas/antonio-aragao-metanemas/>. Acesso em: 20 mai. 2024.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FERREIRA, Ana Paula. Poesia digital e não lugar: poesia e convergência de mídias e linguagens. In: 7º Encontro Internacional de arte e tecnologia. Arte e tecnologia: para compreender o momento atual e pensar o contexto futuro da arte. Brasília: UNB, 2008. v. 1. p. 1-10. Disponível em: <https://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4632/material/(G%C3%AAneros%20textuais)%20-%20anaFerreira.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2024.
FERREIRA, Ana Paula. Videopoesia: uma poética da intersemiose. Em tese, Belo Horizonte, v. 8, p. 37-45, dez. 2004. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.8.0.37-45>. Acesso em: 30 mai. 2024.
GARCIA, Álvaro Andrade. Videopoesia. In: ANTONIO, Jorge Luiz. Poesia digital: negociações com os processos digitais: teoria, história, antologias. São Paulo: Navegar, 2010.
GONZALEZ, Stella Maris de Carvalho; VIEIRA, Miriam de Paiva. Literatura d(ó) r(é) mi(x): remix: da música para a literatura. Revista 2i, Braga, v. 4, n. 5, 2022, p. 119–137.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LACERDA, Noara; XAVIER, Manassés. A leitura e o sujeito leitor em tempos de cibercultura e ciberespaço. Verbum, São Paulo, v. 12, n. 1, mai. 2023. p. 162-177. Disponível em: <https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i1p162-177>. Acesso em: 27 mai. 2024.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 9. ed. Porto Alegre: Sulina, 2023.
LINO, Patrícia. Erosignatari. 2022. 3min55s. Disponível em: <https://www.patricialino.com/erosignatari.html>. Acesso em: 20 mai. 2024.
LINO, Patrícia. Metanemas. Youtube, 14 de setembro de 2021. 1min34s. Disponível em: <https://youtu.be/nqaDUmS5Pqg?si=YmIk0S25bTs1P_V8>. Acesso em: 20 mai. 2024.
LINO, Patrícia. O prazer rigoroso e a leitura pós-verso. In: MARQUES, Diogo; GAGO, Ana (orgs.). Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia [Coleção Cibertextualidades]. Porto: Publicações Universidade Fernando Pessoa, v. 2, 2020. p. 141-160. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10284/8875>. Acesso em: 05 jun. 2024.
MARINHO, Jorge Miguel. O leitor (de criatura a criador). Rascunho, Curitiba, v. 202, fev. 2027. p. 16-17. Disponível em: <http://flowpaper.com/flipbook/Rascunho_Book_202>. Acesso em: 29 mai. 2024.
OLIVEIRA, Sayonara Amaral de. Minha literatura dos outros: escrita remix e autoria em tempos de pós-produção. Scripta Uniandrade, Curitiba, 2021, v. 19, n. 3. p. 23-46. Disponível em: <https://doi.org/10.55391/2674-6085.2021.2198>. Acesso em: 01 jun. 2024.
PIGNATARI, Décio. Poesia Pois É Poesia: 1950-2000. Cotia: Ateliê Editorial; Campinas: Editora da Unicamp, 2004.
PINHEIRO, Hélder. Ensino de literatura: uma proposta comparativa. In: ____________. O preço do jumento: poesia em contexto de ensino. Campina Grande: EDUFCG, 2020. p. 163-177.
PINHEIRO, Hélder. Pesquisa em literatura: atitudes e procedimentos. In: ______ (org.). Pesquisa em literatura. Campina Grande: Bagagem, 2023. p. 15-58.
SANTAELLA, Lúcia. O leitor ubíquo e suas consequências para a educação. Coleção Agrinho, Paraná, 2014. p. 27-44. Disponível em: <https://cdn.goconqr.com/uploads/media/pdf_media/23100200/8396885b-9c75-4df9-a976-64afa2fd69ed.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2024.
SOARES, Igor de Souza. A linguagem da videopoesia e uma leitura de “Fevereiro”, de Matilde Campilho. eLyra, Porto, v. 13, jun. 2019. p. 95-113. Disponível em: <https://elyra.org/index.php/elyra/article/view/282>. Acesso em: 20 mai. 2024.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 28 mai. 2024.
TORRES, Rui. Introdução do Organizador. In: ____________ (org.). Revista Cibertextualidades: estudos sobre António Aragão, Porto, v. 7, Universidade Fernando Pessoa, p. 7-10, 2015. Disponível em: <https://www.po-ex.net/pdfs/cibertextualidades7_hq.pdf>. Acesso em 22 mai. 2024.
VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, Belo Horizonte: Editora Relicário, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista 15 de outubro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.