O LUGAR DO PET-LETRAS/UFCG NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8416587Resumo
O ensino superior público possui imensa significância na vida de muitos indivíduos no contexto brasileiro. A prática e o estudo que abarcam os três eixos-alicerces da graduação, sintetizam em um só um programa de educação tutorial e demonstram cada vez mais bons resultados no desenvolvimento das habilidades tanto acadêmicas quanto sociais. Portanto, pensando no PET-Letras da Universidade Federal de Campina Grande (Campus Sede), este trabalho pretende apresentar, sob a ótica de integrantes atuais e de ex-integrantes do grupo, a importância do programa na formação docente dos cursos de Letras. Os resultados apontam para o despertar da percepção dos professores em formação, além de apresentar as realidades da docência vivenciadas durante a participação no programa. Além disso, destacamos a importância do PET para além dos muros da Universidade, após a graduação, no mundo profissional. Sob esse olhar, ancoramos as nossas reflexões em Travaglia (2000), ao abordar as teorias voltadas para o profissional de Letras e em Muller (2003) ao tratar dos eixos abraçados pelo referido programa.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Manual de Orientações Básicas: Programa de Educação Tutorial. Brasília: MEC, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parecer CNE/CP9/2001 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GLAZIER, J. D.; POWELL, R. R. Qualitative research in information management. Englewood: Libraries Unlimited, 2011.
MAXWELL, J. A. Qualitative research design: An interactive approach. 2. ed. Thousand Oaks, UK: Sage, 2005.
MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
MÜLLER, A. Qualidade no Ensino Superior: a luta em defesa do programa especial de treinamento. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2003.
PATTON, M. Q. Qualitative evaluation methods. Beverly Hills: Sage, 1980.
ROSIN, S. M.; GONÇALVES, A. C. A.; HIDALGO, M. M. Programa de Educação Tutorial: Lutas e Conquistas. Revista Communications and Innovations Gazette, v. 2, n. 1, p. 70-79, 2017.
SOUSA, R.M.; GOMES JÙNIOR, S.R. Programa de Educação Tutorial: Avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n.1, p. 1501-1505, 2015.
TRAVAGLIA, L. C. A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, N. B. (Org.) Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. p. 59-70.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Revista 15 de outubro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.