ANÁLISE DO PERFIL DAS LEITORAS DO GRUPO DE LEITURAS FEMINISTAS (GLEFEM) E SUAS IMPLICAÇÕES NA CURADORIA DAS OBRAS

Autores

  • Beatriz Macedo de Souza Graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa - Universidade Federal de Campina Grande
  • Karine Viana Amorim Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-1018-1728

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8412313
Palavras-chave: Grupo de Leitores, Autoria feminina, Leitoras

Resumo

O Grupo de Leituras Feministas (GLEFEM) teve como objetivo fomentar a leitura de Literatura de autoria feminina. Ocorreu de maneira remota, através da plataforma Google Meet, com um encontro mensal para a discussão de uma obra selecionada e lida previamente, e contava com dezesseis participantes. O presente trabalho se propõe a analisar à luz dos postulados teóricos de Bajour (2012), Torre (2012), Valente e Domingos (2019), e Xavier (2018), o perfil das leitoras do GLEFEM, bem como, as implicações nas ações das mediadoras visando a permanência destas leitoras no grupo, um exemplo dessas ações, é a curadoria das obras. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário online para as dezesseis participantes, pela plataforma Google Formulários, com doze perguntas que versam desde a idade das participantes até os motivos que as fazem permanecer no grupo. Obtivemos os seguintes resultados: 1) 71,4% das participantes são do gênero feminino; 2) 57,1% das participantes têm entre 14 e 20 anos; 3) 49,9% das participantes tem entre 20 e 30 anos; 4) 57,1% das participantes são estudantes de graduação; 5) 57,1% liam mais de uma vez a cada mês livros escritos por mulheres antes da entrada no grupo.

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Referências

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Publicado em

10 de setembro de 2023

Como Citar

SOUZA, B. M. de .; AMORIM, K. V. ANÁLISE DO PERFIL DAS LEITORAS DO GRUPO DE LEITURAS FEMINISTAS (GLEFEM) E SUAS IMPLICAÇÕES NA CURADORIA DAS OBRAS. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 1, n. 2, p. 78–86, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8412313. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/1057. Acesso em: 4 nov. 2024.

Seção

Artigos