ANÁLISE DO PERFIL DAS LEITORAS DO GRUPO DE LEITURAS FEMINISTAS (GLEFEM) E SUAS IMPLICAÇÕES NA CURADORIA DAS OBRAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8412313Resumen
O Grupo de Leituras Feministas (GLEFEM) teve como objetivo fomentar a leitura de Literatura de autoria feminina. Ocorreu de maneira remota, através da plataforma Google Meet, com um encontro mensal para a discussão de uma obra selecionada e lida previamente, e contava com dezesseis participantes. O presente trabalho se propõe a analisar à luz dos postulados teóricos de Bajour (2012), Torre (2012), Valente e Domingos (2019), e Xavier (2018), o perfil das leitoras do GLEFEM, bem como, as implicações nas ações das mediadoras visando a permanência destas leitoras no grupo, um exemplo dessas ações, é a curadoria das obras. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário online para as dezesseis participantes, pela plataforma Google Formulários, com doze perguntas que versam desde a idade das participantes até os motivos que as fazem permanecer no grupo. Obtivemos os seguintes resultados: 1) 71,4% das participantes são do gênero feminino; 2) 57,1% das participantes têm entre 14 e 20 anos; 3) 49,9% das participantes tem entre 20 e 30 anos; 4) 57,1% das participantes são estudantes de graduação; 5) 57,1% liam mais de uma vez a cada mês livros escritos por mulheres antes da entrada no grupo.
Descargas
Citas
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. No seu pescoço. Tradução por Julia Romeu. 1.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
ANGELOU, Maya. Eu sei por que o pássaro canta na gaiola. Tradução por Regiane Winarsk. Bauru-SP: Astral Cultural, 2018.
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: O valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução por Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
TORRE, Isabel Paula Pedro Brito da. Clubes virtuais de leitura: Práticas e competências leitoras. Tese (Tese de Doutoramento em Ciências de Educação Especialidade de Literacias e Ensino do Português)-Universidade do Minho Instituto de Educação, Braga. p. 63-76, 2012. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/20800. Acesso em: 24 ago. 2020.
VALENTE, Thiago Alves; DOMINGOS, Juliete Rosa. Clube de leitura: estratégias para formação de leitores. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 19, n. 3. p. 22-33, ago./out. 2019. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/issue/view/76. Acesso em: 24 ago. 2020.
XAVIER, Ana Laura. Literatura e feminismo: o Clube de Leitura Leia Mulheres Marília. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2. p. 48-61, nov. 2018. Disponível em:https://www.revistas.usp.br/berev/article/download/151943/149507/. Acesso em: 24 ago. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista 15 de outubro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.