USO RACIONAL DA ÁGUA COMO ALTERNATIVA À CRISE HÍDRICA OCASIONADA PELA COVID-19
Resumo
O projeto foi executado com a participação de alunos da comunidade estudantil do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Cidadã Integral Professor Cícero Severo Lopes, localizada na Rua Joaquim Queiroga de Assis, Centro, São Domingos – PB, o projeto teve como objetivo apresentar aos estudantes e professores do ensino fundamental e médio, técnicas e alternativas para otimização e preservação dos recursos hídricos promovendo a capacitação sobre os conceitos de captação e reuso de água, utilizando desse recurso para a diminuição do desperdício de água potável e a utilização de água salobra no sistema produtivo, amenizando os problemas ocasionados pela pandemia do covid-19, através de técnicas alternativas e aplicações de um sistema hidropônico de baixo custo para a produção de hortaliças em áreas agrícolas ou em um espaço pequeno para a produção, podendo assim viabilizar um sistema produtivo e rentável em meio da pandemia, proporcionando uma maior sustentabilidade para a comunidade e fixação destes produtores no campo. Utilizando-se águas salobras como forma de promover a diversificação do sistema produtivo e geração de renda para as comunidades envolvidas. A metodologia desenvolvida no projeto ocorreu de forma on-line por meio de encontros, através de palestras mensais e minicursos compostos Webinars. Conclui-se que o uso de tecnologias, especialmente de baixo custo condiciona soluções viáveis para uso racional da água e resultam em transformações socioeconômicas das comunidades rurais através das experiências vivenciadas na interface escola-comunidade, principalmente, para melhoria da qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Maria Amanda Guedes, Smyth Trotsk de Araújo Silva, Lauriane Almeida dos Anjos Soares, Geovani Soares de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.