VULNERABILIDADES E SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: AÇÕES DE APOIO A ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DO CCBS/UFCG
Resumo
O projeto foi realizado durante os meses de agosto a dezembro de 2020, em modalidade virtual, por meio da plataforma Google Meet. A equipe foi composta por quatro alunas do curso de Psicologia do CCBS/UFCG e por uma docente coordenadora do projeto. Inicialmente, a expectativa era atender estudantes do curso de Psicologia em situação de vulnerabilidade social devido ao contexto da pandemia do coronavírus. No entanto, houve interesse do público em geral participar das atividades propostas, o que levou a uma abrangência maior de participantes. O objetivo foi o de construir ações e estratégias coletivas de enfrentamento às vulnerabilidades e impactos sobre a saúde mental devidos à pandemia. Para tanto, foram realizados cinco encontros, com uma média de 20 pessoas, além dos convidados mediadores dos debates, e que versaram sobre temas diversos, tais como: arte, política dos afetos, vida acadêmica e modalidade remota de ensino, perspectivas pós-pandemia. O método escolhido, baseou-se no proposto por Michel Thiollent (1992), através da metodologia da pesquisa-ação, que consiste num dispositivo dialógico de discussão sobre questões levantadas por todos os participantes em busca de soluções coletivas possíveis. Como resultados, tivemos a construção de um espaço para a troca de experiências relativas aos efeitos emocionais da pandemia, além da proposição de estratégias de enfrentamento, pela aposta na política dos afetos, do cuidado de si e dos outros e de traçar perspectivas para o momento pós-pandemia. Com base nisto, concluiu-se que os objetivos do projeto foram alcançados, inclusive no que concerne à perspectiva de continuidade do mesmo.
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© 2021 Camila Nascimento Oliveira, Sabrynna Silva de Souza, Maria do Socorro Araújo, Lauana Cristina Chaves Ferreira, Elvia Lane Araújo do Nascimento
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