USO RACIONAL DE ÁGUA: OPÇÃO SUSTENTÁVEL PARA MITIGAR A CRISE HÍDRICA CAUSADA PELA COVID-19
Resumo
O projeto foi realizado com a participação de alunos da comunidade estudantil do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Cidadã Integral Professor Cícero Severo Lopes, localizada na Rua Joaquim Queiroga de Assis, Centro, São Domingos – PB, com a finalidade da facilitação do conhecimento entre alunos e professores da referida escola, sobre técnicas e formas alternativas para potencialização dos recursos hídricos, bem como, a aplicação a partir de um sistema hidropônico de baixo custo para produção de hortaliças e frutos, utilizando-se águas salobras de maneira a diversificar o sistema produtivo e geração de renda para as comunidades atendidas pela escola, auxiliando na formação de cidadãos e na vertente que engloba um papel fundamental na preservação ambiental, segurança alimentar e nutricional em tempos de pandemia. A metodologia empregada no projeto aconteceu de forma on-line, por meio de encontros, através de palestras mensais e minicursos compostos Webinars. Conclui-se que o papel modificador da extensão universitária é fundamental na disseminação do conhecimento de natureza tecnológica e educativa no sistema produtivo das comunidades, propiciando uma maior sustentabilidade. A utilização da hidroponia de baixo custo adaptada à realidade local, é possível, especialmente em casos onde o uso de águas salobras é indispensável, destacando-se como fonte de renda para famílias dependentes da agricultura, principalmente em tempos pandêmicos.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Smyth Trotsk de Araújo Silva, Maria Amanda Guedes, Lauriane Almeida dos Anjos Soares, Geovani Soares de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.