USO RACIONAL DE ÁGUA: OPÇÃO SUSTENTÁVEL PARA MITIGAR A CRISE HÍDRICA CAUSADA PELA COVID-19
Abstract
O projeto foi realizado com a participação de alunos da comunidade estudantil do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Cidadã Integral Professor Cícero Severo Lopes, localizada na Rua Joaquim Queiroga de Assis, Centro, São Domingos – PB, com a finalidade da facilitação do conhecimento entre alunos e professores da referida escola, sobre técnicas e formas alternativas para potencialização dos recursos hídricos, bem como, a aplicação a partir de um sistema hidropônico de baixo custo para produção de hortaliças e frutos, utilizando-se águas salobras de maneira a diversificar o sistema produtivo e geração de renda para as comunidades atendidas pela escola, auxiliando na formação de cidadãos e na vertente que engloba um papel fundamental na preservação ambiental, segurança alimentar e nutricional em tempos de pandemia. A metodologia empregada no projeto aconteceu de forma on-line, por meio de encontros, através de palestras mensais e minicursos compostos Webinars. Conclui-se que o papel modificador da extensão universitária é fundamental na disseminação do conhecimento de natureza tecnológica e educativa no sistema produtivo das comunidades, propiciando uma maior sustentabilidade. A utilização da hidroponia de baixo custo adaptada à realidade local, é possível, especialmente em casos onde o uso de águas salobras é indispensável, destacando-se como fonte de renda para famílias dependentes da agricultura, principalmente em tempos pandêmicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Smyth Trotsk de Araújo Silva, Maria Amanda Guedes, Lauriane Almeida dos Anjos Soares, Geovani Soares de Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.