USO RACIONAL DA ÁGUA COMO ALTERNATIVA À CRISE HÍDRICA OCASIONADA PELA COVID-19
Resumen
O projeto foi executado com a participação de alunos da comunidade estudantil do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Cidadã Integral Professor Cícero Severo Lopes, localizada na Rua Joaquim Queiroga de Assis, Centro, São Domingos – PB, o projeto teve como objetivo apresentar aos estudantes e professores do ensino fundamental e médio, técnicas e alternativas para otimização e preservação dos recursos hídricos promovendo a capacitação sobre os conceitos de captação e reuso de água, utilizando desse recurso para a diminuição do desperdício de água potável e a utilização de água salobra no sistema produtivo, amenizando os problemas ocasionados pela pandemia do covid-19, através de técnicas alternativas e aplicações de um sistema hidropônico de baixo custo para a produção de hortaliças em áreas agrícolas ou em um espaço pequeno para a produção, podendo assim viabilizar um sistema produtivo e rentável em meio da pandemia, proporcionando uma maior sustentabilidade para a comunidade e fixação destes produtores no campo. Utilizando-se águas salobras como forma de promover a diversificação do sistema produtivo e geração de renda para as comunidades envolvidas. A metodologia desenvolvida no projeto ocorreu de forma on-line por meio de encontros, através de palestras mensais e minicursos compostos Webinars. Conclui-se que o uso de tecnologias, especialmente de baixo custo condiciona soluções viáveis para uso racional da água e resultam em transformações socioeconômicas das comunidades rurais através das experiências vivenciadas na interface escola-comunidade, principalmente, para melhoria da qualidade de vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maria Amanda Guedes, Smyth Trotsk de Araújo Silva, Lauriane Almeida dos Anjos Soares, Geovani Soares de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.