COR DE SOLOS TRANSFORMANDO FACHADAS
Resumo
A produção de tinta sustentável proveniente do solo (geotinta) pode ser utilizada na pintura de casas, de painéis em paredes, quadros ou de peças de artesanatos em barro. O projeto objetivou informar e sensibilizar a comunidade sobre a importância do recurso solo e promover a utilização de recursos naturais (solo) para transformar moradias. Foi desenvolvido de forma remota e em contato telefônico, junto à comunidade do Bairro das Sete Casas em Patos-PB, no período de agosto a dezembro/2021. Os solos de diferentes cores foram cedidos pela empresa AlfaPet (Soledade-PB). As estratégias de ação com os bolsistas e voluntários foram feitas por videoconferências quinzenais (Google Meet). As decisões da equipe foram apresentadas aos integrantes da comunidade, em grupo no WhatsApp, determinando as metas e datas para a realização da pintura das fachadas casas, com os devidos cuidados de proteção contra o corona vírus. O dia da ação na comunidade teve a participação das Secretarias de Desenvolvimento Social e do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Patos-PB que colaboraram efetivamente com o projeto. Foram selecionadas oito residências para a pintura em suas fachadas. Preparou-se a tinta a ser utilizada, sendo a parede anteriormente lixada por funcionários da prefeitura de Patos-PB. Foi feita a selagem da fachada e a aplicação da geotinta. A pintura das fachadas foi aprovada por todos os moradores da comunidade. O projeto apresentou à sociedade uma tecnologia social simples, barata, que pode ser replicada em outros bairros em que a dificuldade econômica limita a melhoria na estética local.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Bruno Ligier Barreiro de Araújo, Tatiane de Medeiros Ferreira, Valdênia Medeiros de Araújo, Jussara Silva Dantas, Cheila Deisy Ferreira, Patrícia Carneiro Souto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.