Construção de uma cartilha educativa com uso de Plantas Medicinais no controle de infecções respiratórias agudas durante a pandemia de Covid-19

Autores/as

  • Lucas de Brito Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Cecília Pereira Marinho Universidade Federal de Campina Grande
  • Ozanna Soares Medeiros de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Yasmim Radija de Andrade Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Abrahão Alves de Oliveira Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Luciano de Brito Junior Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: terapêutico, pandemia, saúde

Resumen

Durante a pandemia de Covid-19 a fitoterapia têm sido muito utilizada para combater sintomas e enfermidades que apareceram junto à Covid-19. Com a execução do projeto “Uso de plantas medicinais pelos professores, estudantes e seus familiares durante a pandemia da Covid-19” com os alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Seráfico Nóbrega, localizada em São Mamede/PB, foram muito freqüentes o uso de plantas medicinais. Portanto vimos á necessidade de elaborar uma cartilha contemplando as plantas medicinais utilizadas pelos alunos e seus familiares. A presente cartilha teve como propósito esclarecer ao público os pontos essenciais do uso racional de plantas medicinais, no controle de infecções respiratórias agudas durante a pandemia da Covid-19 onde, para isso, foram escolhidas as principais plantas utilizadas pela população como terapia complementar com uma maior frequência. A presente cartilha conduz conhecimentos básicos de fitoterapia para os alunos e seus familiares, referendada por literatura especializada para o uso terapêutico de onze espécies de plantas medicinais que atuam no sistema respiratório, auxiliando no tratamento de várias doenças, incluindo as infecções respiratórias agudas que têm estudos científicos comprovando sua atividade terapêutica (eficiência) e segurança. Estas 11 espécies de plantas medicinais foram escolhidas por serem facilmente cultivadas em hortos caseiros pelos familiares dos alunos e se encontram elencadas por ordem alfabética, considerando o seu nome popular mais usual. Como é comum uma planta medicinal ser conhecida por diversos nomes, seu nome científico e outros nomes populares constam da descrição de cada espécie, para facilitar sua identificação, parte utilizada, para que serve, como utilizar, como preparar, assim como imagens das mesmas. A cartilha contempla as seguintes espécies: Malpighia emarginata D.C (acerola), Glycyrrhiza glabra L. (alcaçuz), Rosmarinus officinalis L. (alecrim), Morus nigra L. (amora), Amburana cearensis(Allemão) A.C.Sm. (cumaru), Eucalyptus globulus Labill (eucalipto), Zingiber officinale Roscoe (Gengibre), Mikania glomerata Spreng. (Guaco), Plectranthus amboinicus (Lour.)Spreng. (hortelã da folha grande), Erythrina falcata Benth (mulungu), Punica granatun L.(romã). Verificamos que a cartilha intitulada “O uso de Plantas Medicinais no controle de infecções respiratórias agudas durante a pandemia da Covid-19” contribuiu para que esses alunos e seus familiares conhecessem as plantas medicinais que são utilizadas no controle de infecções respiratórias agudas durante essa pandemia como complementaridade com os tratamentos médicos e como tratamento preventivo para estimular o sistema imunológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

mayo 18, 2021

Cómo citar

SILVA, L. de B. .; MARINHO, M. C. P. .; DE ARAÚJO, O. S. M. .; DE ANDRADE ALVES, Y. R. .; DE OLIVEIRA FILHO, A. A. .; DE BRITO JUNIOR, L. . Construção de uma cartilha educativa com uso de Plantas Medicinais no controle de infecções respiratórias agudas durante a pandemia de Covid-19. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/78. Acesso em: 23 nov. 2024.

Sección

Educação

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.