RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO FITOTERAPIA E COVID-19: MITOS E VERDADES NA COMUNIDADE SÍTIO REDINHA
Resumo
Em dezembro de 2019, o SARS-CoV-2 foi detectado em humanos pela primeira vez. Devido ao aumento dos casos de contaminação pelo novo coronavírus e a falta de dados sobre seu tratamento, houve grande disseminação de falsas notícias sobre o uso de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. Diante disso, o projeto buscou alertar moradores da Comunidade Sítio Redinha, pertencente à zona Rural do município de São José do Sabugi-PB, sobre a veiculação desenfreada de conteúdo falso nas redes sociais (fake News) em relação ao uso de fitoterápicos contra a covid-19, esclarecendo sempre se as informações circulantes eram falsas ou verdadeiras. Os representantes da comunidade foram informados sobre as atividades do projeto e um número de WhatsApp (fitozap) foi disponibilizado para troca de informações e plantão de dúvidas. O material produzido pelos extensionistas era compartilhado semanalmente pelo fitozap e postado em redes sociais como Facebook e Instagram, de maneira que as informações chegassem ao maior número de pessoas possível. Vale ressaltar que o conteúdo em formato de vídeo possuía legendas e/ou era traduzido em libras, para incluir de melhor forma a população surda. As dúvidas expostas pelos moradores da comunidade indicaram que havia uma visão limitada sobre a veiculação de informações falsas acerca do uso de fitoterápicos ligados a cura e prevenção da infecção causada pelo novo coronavírus. Assim, as atividades desenvolvidas tiveram grande importância para amenizar os impactos das fake news sobre o público alvo e sensibilizá-lo em relação aos cuidados a serem tomados durante esse período pandêmico.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Haycha Lopes de Lucena, Maria Estella Torres Pereira, Lorena Thays Rodrigues Sampaio, Ayra Raissa da Silva Santos, Júlia Kiara da Nóbrega Holanda, Abrahão Alves de Oliveira Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.