PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR E PLATAFORMAS ELETRÔNICAS: potencialidades e limites levantados

Autores/as

  • Sabrina Ferreira da Silveira
  • Francielly Lidiane de Sousa
  • Paulo Henriques da Fonseca

Palabras clave:

Consumidor. plataformas de mediação eletrônicas. Extensão universitária.

Resumen

O trabalho analisa o papel das plataformas digitais, como "Reclame Aqui" e "Fala BR", na defesa dos direitos do consumidor. Fez parte da preparação e mentalização do campo temático do Projeto PROBEX 2024. A pesquisa de abordagem qualitativa e objetivo descritivo busca identificar as potencialidades dessas ferramentas na democratização do acesso à justiça e na transparência das relações de consumo, ao mesmo tempo em que discute seus desafios, como a falta de regulamentação específica, assimetrias de poder e riscos à privacidade dos dados. O estudo também foi apresentado no IV ENGEC e busca contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e práticas empresariais voltadas à proteção dos consumidores.

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Publicado

2025-11-03

Cómo citar

SABRINA FERREIRA DA SILVEIRA; FRANCIELLY LIDIANE DE SOUSA; PAULO HENRIQUES DA FONSECA. PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR E PLATAFORMAS ELETRÔNICAS: potencialidades e limites levantados. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/7198. Acesso em: 5 dic. 2025.

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