CUIDANDO DE QUEM CUIDA: ATENDIMENTO EMERGENCIAL DOS(AS) TRABALHADORES(AS) DA LINHA DE FRENTE NO COMBATE À COVID-19
Resumo
Projeto foi executado com o objetivo direcionado à saúde dos(as) trabalhadores(as) da linha de frente da Covid-19 no Sertão paraibano, promovendo acolhimento e escuta psicossocial qualificada em caráter excepcional, em decorrência da pandemia de SARS-CoV-2. Adotouse a realização de divulgação de um cadastro virtual para trabalhadores demandantes de atendimento. O cadastro realizado via Google Forms, com informações básicas e profissionais a serem preenchidas, a partir de então, a coordenação realizava encaminhamentos para o atendimento remoto com profissionais voluntários(as) da Psicologia, devidamente inscritos no E-psi, conforme determina o Conselho Regional da categoria. O projeto foi desenvolvido com participação dos(as) estudantes e professores(as) do curso de Serviço Social e Direito do CCJS/UFCG, campus Sousa-PB. Observou-se a realização de 12 atendimentos via Google Meet com trabalhadores(as) oriundos de três instituições de saúde (Hospital Universitário Júlio Bandeira, Hospital Regional de Pombal e Complexo Hospitalar Regional de Patos), resguardando as questões éticas, sendo realizado os encaminhamentos necessários pelos(as) profissionais da psicologia. Portanto, a extensão foi importante porque possibilitou os atendimentos aos(as) trabalhadores(as), porém muitas questões precisam ser debatidas, uma delas, é a dificuldade em torno da realização da extensão de forma remota, considerando a situação da pandemia, sendo necessário esse debate ser melhor qualificado na universidade.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Antônia Bezerra de Sousa, Valter Lacerda Sousa, Reginaldo Pereira França Junior, Carla Pedrosa de Figueiredo, Juliana e Silva de Oliveira, Monnizia Pereira Nóbrega
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.