VIVÊNCIAS DO GT-2 DA UFPB NO PET-SAÚDE

FORTALECENDO A INTERPROFISSIONALIDADE E COMPROMISSO COM O SUS

Autores

  • Pedro Douglas Alves Braga UFPB
  • Jeann Mateus Gonzaga dos Santos UFCG
  • Cristiana Carla da Silva Secretaria Municipal de Saúde, João Pessoa, PB
  • Fabíola Moreira Casimiro de Oliveira UFPB
  • Walleri Christini Torelli Reis UFPB
  • Simone Bezerra Alves UFPB
  • Franklin Delano Soares Forte UFPB
Palavras-chave: PET-Saúde, Interprofissionalidade, Educação em saúde, Sistema Único de Saúde (SUS)

Resumo

O Programa de Educação pelo Trabalho-PET-Saúde é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa integrar ensino, serviço e comunidade na área da saúde. O relato desse Capítulo é fruto do percurso realizado pelo Grupo de Trabalho 2 (GT-2) em João Pessoa-PB, que incluiu vivências na Unidade de Saúde da Família e no Serviço de Atenção Domiciliar, com foco na interprofissionalidade, nas práticas colaborativas, promoção e educação em saúde. Durante nossa vivência, tivemos a participação em eventos e capacitações que contribuíram para o aprendizado dos estudantes envolvidos. A experiência destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e da necessidade de colaboração dos profissionais de saúde para melhorar a qualidade da atenção no processo de cuidado em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARR, H. Competent to collaborate towards a competency-based model for interprofessional education. J Interprof Care, v. 12, n. 2, p. 181-187, 1998.

BATISTA, N. A. et al. Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface Comunicação Saúde e Educação, n. 22, p. 1705-15, 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 27.ed. São Paulo: Saraiva, 1991.

CIHC. CANADIAN INTERPROFESSIONAL HEALTH COLLABORATIVE. A National Interprofessional Competency Framework. Vancouver: University of British Columbia, 2010.

COSTA, M. V. et al. Educação e o trabalho interprofissional alinhados ao compromisso histórico de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Interface comum. saúde educ., v. 22, n. Supl. 2, p. 1507-1510, 2018.

JOÃO PESSOA. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde. Projeto Pet-Saúde Gestão e Assistência. Edital nº 1, de 10 de junho de 2022. Seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Gestão e Assistência – 2022/2023. João Pessoa (PB): Universidade Federal da Paraíba, 2022.

Ministério da Educação; Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde). Brasília, DF: Ministério da Saúde; Ministério da Educação, 2010.

OGATA M. N. et al. Interfaces between permanent education and interprofessional education in health. Rev Esc Enferm USP. v. 55:p. e03733, 2021.

Downloads

Publicado em

8 de março de 2024

Como Citar

BRAGA, P. D. A. .; SANTOS, J. M. G. dos .; SILVA, C. C. da .; OLIVEIRA, F. M. C. de; REIS, W. C. T. .; ALVES, S. B. .; FORTE, F. D. S. . VIVÊNCIAS DO GT-2 DA UFPB NO PET-SAÚDE: FORTALECENDO A INTERPROFISSIONALIDADE E COMPROMISSO COM O SUS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2255. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)