RELATO DE CASO SOBRE A DISPONIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS NA COMUNIDADE SÍTIO REDINHA
Resumo
Algumas circunstâncias, como o aspecto cultural e o custo dos medicamentos alopáticos, levam as pessoas a se automedicarem. Além do mais, estas automedicações, muitas vezes, são feitas a partir do uso de plantas medicinais, os populares fitoterápicos. Apesar de apresentarem benefícios para saúde, essas plantas também podem acarretar diversos problemas quando utilizadas de formas inadequadas, como por exemplo, reduzir a eficácia de outros medicamentos ou potencializar sua ação. Perante o exposto, o projeto objetivouse conscientizar os moradores da Comunidade Sítio Redinha pertencente à zona rural do município de São José do Sabugi - PB sobre as interações medicamentosas que alguns fitoterápicos podem ocasionar. Alertando que nem tudo que é natural não faz mal. O projeto foi desenvolvido pelos alunos dos cursos de Ciências biológicas e Odontologia, do CSTR/UFCG, que produziam materiais e os disponibilizavam semanalmente, em vídeos e folders, informações como, o nome popular/científico da espécie vegetal, suas principais características, utilizações, as possíveis interações medicamentosas, bem como o alerta sobre os riscos. Estes eram transmitidos à população, por meio do Facebook, Instagram e WhatsApp, utilizados para divulgação dos materiais produzidos. O projeto proporcionou aos moradores da comunidade, como a todos que tiveram acesso às informações divulgadas nas redes sociais, o conhecimento sobre os benefícios que os medicamentos fitoterápicos podem proporcionar como também alertou sobre as possíveis interações medicamentosas que podem ocorrer quando esses fitoterápicos são utilizados de formas inadequadas, ou em conjunto com outros medicamentos, trazendo a população conhecimentos sobre os mesmos e as orientando sobre seus riscos.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Maria Francyherla Miguel da Silva Leite, , Fernanda Matias Cariri Marques, Mylena Medeiros Simõe, Maurício André Campos de Medeiros, Karen Nóbrega Guimarães, Raline Mendonça dos Anjos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.