UMA COREOGRAFIA ENTRE ÁLVARO E IBERÊ
A CHOREOGRAPHY BETWEEN ÁLVARO AND IBERÊ: A VISIT TO THE IBERÊ CAMARGO MUSEUM
DOI:
https://doi.org/10.35572/arql.v3i11.6617Keywords:
Álvaro Siza, Iberê Camargo, photo essayAbstract
Desde o início, um percurso ensaiado. Primeiro a orla do Guaíba, depois a encosta com o monolito branco, desconstruído e encrostado. Pelo caminho do rio, seguindo por uma passagem subterrânea para atravessar a Avenida Padre Cacique. Surgindo à superfície, a cada passo, uma nova mirada, outra conformação dos planos brancos. Siza nos convida primeiro a um café. E não um qualquer: um café com sua obra emoldurada, perpendicularmente ao Guaíba emoldurado. Um café, molduras brancas, um monolito branco e revolto, águas de um rio grande, por vezes revolto. Antes de finalmente entrar, como se uma marquise nos protegesse do sol, rasgos e braços recortam e enquadram o céu e o Guaíba. Adentrando, o prédio parece ainda maior, com seus três andares empilhando-se de forma aparentemente desorganizada, contrastando com os painéis de iluminação perfeitamente retilíneos e simétricos, derramando luz difusa e delicada nas obras de arte. A contragosto da obviedade, a museografia nos convida a começar o passeio pelo último andar. Subindo de elevador para descer pelas rampas ora abertas, ora confinadas. E, como em uma coreografia, passeamos pelos amplos pisos de exposição contrastando com os longos corredores que ora escondem, ora são discretamente rasgados ao mostrar o céu, ou o Guaíba, em movimentos delicados e milimetricamente dançados entre os materiais cuidadosamente dispostos na planta baixa pouco usual. Vendo de cima, o contraste ritmado dos pisos em madeira com o branco da alvenaria. Vendo de baixo, mais superposições brancas que às vezes estruturam quadros. Para usar uma expressão portuguesa: sinto imenso não lembrar tanto das artes de Iberê, mas lembrar mais de dançar pelo projeto de Siza.
Downloads
References
Fotografias de Marina Lages Gonçalves Teixeira
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Marina Lages

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License BY NC ND, which allows the sharing of article with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal;
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of version of the article published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal;
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their research work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) once the editorial process has been completed, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of published article (See The Effect of Open Access);
4. It is not recommended to publish and distribute the article before its publication, as this may interfere with its blind peer review.



