CHÂTEAU DE CHANTILLY
ARQUITETURA, NATUREZA E ARTE
Resumo
O Château de Chantilly, uma notável obra arquitetônica em estilo renascentista situada nos arredores de Paris, destaca-se como um destino de interesse não apenas pela sua arquitetura imponente, mas também pela sua rica coleção artística e seu paisagismo, que abarca jardins em estilo francês concebidos por Le Nôtre, um renomado paisagista responsável também pelos jardins de Versalhes, bem como áreas com jardins de estilo oriental e inglês.
Embora a sua origem precise ainda seja incerta, registros históricos remontam a história deste castelo até o ano de 1260. Ao longo dos séculos, o Château passou por diversas transformações arquitetônicas e mudanças de proprietários, até que em 1386 foi adquirido pela família d'Orgemont, marcando o início de uma tradição de herança.
No início do século XVI, o Conde Anne de Montmorency, inspirado pelo movimento da Renascença francesa, incumbiu o arquiteto Jean Bullant de projetar um castelo de veraneio no estilo renascentista francês, adaptação do renascimento italiano.
Ao longo dos séculos, o Château testemunhou uma variedade de eventos, incluindo a execução do seu herdeiro no século XVII, o confisco da propriedade pelo rei em 1632, seu retorno à família Montmorency, dentre outros, além de ter sofrido perdas arquitetônicas significativas em 1793, quando o Grande Château foi parcialmente demolido pela Bande Noire (sindicato de demolição), que adquiriu a propriedade para vender as pedras dos edifícios. No entanto, em 1875, o Duque de Aumale, Henri d'Orléans, assumiu a propriedade e encarregou o arquiteto Honoré Daumet de reconstruir o Grande Château, que havia sido praticamente perdido, para abrigar sua coleção de arte, pavimentando o caminho para sua posterior doação da propriedade ao Institut de France em 1884.
Após o falecimento do Duque, o Château de Chantilly abriu suas portas ao público em 1898, renomeado como "Museu Condé". Sua arquitetura e paisagismo, ainda pouco explorados pela produção acadêmica recente no Brasil, constituem, portanto, o foco do presente ensaio, que busca proporcionar novas perspectivas sobre a integração das artes, da arquitetura e da natureza dentro deste conjunto edificado.
Downloads
Referências
ANO: anterior ao século XIII – XIX.
AUTOR: Jean Bullant, Honoré Daumet , Jean Aubert, Le Nôtre.
TIPOLOGIA: Castelo.
LOCALIZAÇÃO: 60631, Chantilly, Oise, França.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Arquitetura e Lugar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.