O PRÉDIO DO RELÓGIO EM PORTO VELHO-RONDÔNIA

INVENTÁRIO DO PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ

Autores

Palavras-chave: patrimônio ferroviário, centro histórico, resgate patrimonial.

Resumo

Este trabalho trata do antigo prédio da administração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que se encontra inserido no centro histórico da cidade de Porto Velho em Rondônia. Constitui-se em bem patrimonial que conta um período importante da configuração espaço social da cidade apesar de não se encontrar tombado pelo IPHAN. Achamos de suma importância promover sua preservação através dessa documentação histórico cadastral que pretendemos a seguir; para isso foi elaborado um levantamento histórico, métrico e fotográfico do prédio, valorizando sua presença e mostrando sua importância enquanto patrimônio da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARREIROS SILVA. A. C. L. Intervenção No Prédio da Administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Monografia Especialização Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística. PPG/FAU/UNB. 2008.

BARREIROS SILVA. A.C.L. O Centro Histórico de Porto Velho-Rondônia. Patrimônio (In) Visível da Cidade. Pequenas Concessões ao Passado. Tese de Doutorado. Niterói UFF, 2015.

BORZACOV,Y. P. Porto Velho.100 Anos de História.1907-2007. Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia. Porto Velho, 2007.

BRASIL. MINISTÉRIO DA CULTURA. Manual de Elaboração de Projetos de Preservação do Patrimônio Cultural. Brasília: Programa Monumenta, 2005. Volume I.Cadernos Técnicos 3.

CANTANHEDE, A. Achegas para a História de Porto Velho. Seção de Artes Gráficas. Escola Técnica de Manaus. S/ed, 1950.

CARSALADE, F. L. Patrimônio Histórico: Sustentabilidade e Sustentação. 2001. In http://www.eg.fjp.mg.gov.br/vgestaourbana/index1.php Acesso em 20/6/2023.

IPHAN. Cartas Patrimoniais. http://portal.iphan.gov.br Acesso em 27/11/2023.

MENEGUELLO, C. A Preservação do Patrimônio e o Tecido Urbano. A Reinterpretação do Passado Histórico. Portal Vitruvius/Arquitextos. Agosto 2000. In http://vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp007.asp Acesso em 7/6/2023.

NOGUEIRA, M. G. C. A Construção do Espaço Social em Porto Velho na Primeira Metade do Século XX. Um Olhar Através da Fotografia. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2008.

TEIXEIRA, M. A. D. e FONSECA, D. R. História Regional (Rondônia). Rondoniana, Porto Velho, 2003.

Downloads

Publicado em

4 de dezembro de 2023 — Atualizado em 4 de dezembro de 2023

Versões

Como Citar

BARREIROS SILVA, A. C. O PRÉDIO DO RELÓGIO EM PORTO VELHO-RONDÔNIA: INVENTÁRIO DO PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ. Revista Arquitetura e Lugar, Campina Grande, v. 1, n. 4, p. 8–24, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/arql/article/view/2047. Acesso em: 24 abr. 2024.

Seção

Artigos