SEDE DO CAU-RO, CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO, NO BAIRRO CAIARI EM PORTO VELHO-RONDÔNIA
PROPOSTA DE REQUALIFICAÇÃO EM UNIDADE DE CONJUNTO ARQUITETÔNICO RESIDENCIAL DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ.
Resumo
O prédio onde hoje funciona a sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia faz parte de um conjunto arquitetônico de casas construídas pela administração da ferrovia Madeira Mamoré quando da sua nacionalização pelo governo brasileiro, para servir como residências aos seus funcionários mais graduados. O conjunto foi denominado de Caiari e hoje é um bairro representativo da formação espacial inicial da cidade de Porto Velho em Rondônia, apresentando gradual modificação no uso e ocupação do solo urbano com a instalação de serviços mais especializados.
Embora as residências do Caiari não tenham sido tombadas pelo Patrimônio Histórico, faz-se necessário um olhar diferenciado para quaisquer propostas de modificação em suas instalações e foi com essa preocupação que o CAU RO se dispôs a ocupar uma delas, solicitando ao Serviço do Patrimônio da União, ao qual elas pertencem, uma cessão de uso comprometendo-se a cuidar do bem e promover as melhorias que fossem se fazendo necessárias. A edificação encontrava-se em péssimo estado de conservação e passou por uma reforma inicial para o funcionamento da sede do conselho a partir de 2016. Após novos estudos e projetos, foi submetida a um processo de reforma cuidadosa e atenta à importância do que o imóvel representa para o bairro, para a cidade e de como o conselho precisa promover sua valorização.
Downloads
Referências
PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA SEDE DO CAU-RO.
Endereço: Av. Carlos Gomes,501. Porto Velho – RO. Data: 2020. Equipe técnica: Projeto Básico de arquitetura, Arquiteta e Urbanista Cristina Barreiros. Estagiária: Gabriele Furtado. Projeto Executivo e complementares, GTX Engenharia Ltda. Execução da obra: EGN Comércio & Serviços Ltda.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Arquitetura e Lugar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) desde que concluído o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
4. Não recomenda-se publicação e distribuição do artigo antes de sua publicação, pois isso poderá interferir na sua avaliação cega pelos pares.