Travessias subjetivas e históricas: o sujeito na linguagem

Autores

  • Hermano de França Rodrigues UFPB
Palavras-chave: CLG, Sistema, Sujeito

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.578

A Linguística Moderna desponta, originalmente, no panorama das Ciências Humanas, extasiada pelos princípios da autonomia e da regularidade. Pelo menos, é a impressão que temos ao sermos introduzidos, sob os efeitos da ingenuidade, em sua gênese e gestação. O seu criador, Ferdinand de Saussure, engendrou uma ciência cujo objeto parece, aos olhos descuidados, ter livre existência e equilíbrio constante. É a língua, no Curso de Linguística Geral (SAUSSURE, 1989), a responsável por estabelecer e manter as relações elementares dentro do sistema. As famosas associações sintagmáticas e paradigmáticas insurgem imunes à intervenção de um sujeito, como se configurassem “casualidades” contínuas, acarretadas pelo próprio fenômeno linguístico. Do mesmo modo, o liame arbitrário entre o significante e o significado, fator que assegura as contingências semânticas do signo é, frequentemente, vislumbrado como um processo de autorregulagem sistêmica, regido pelas leis intrínsecas ao evento. A maneira como tais reflexões insurgem pela escrita do CLG, não de “autoria” do mestre genebrino, mas de seus discípulos-editores, induzem muitos estudiosos a interpretações limitadas, amiúde, equivocadas. Resulta, daí, a crença na rígida separação entre língua e fala, sincronia e diacronia, que perpetraram as “indestrutíveis” e polêmicas dicotomias saussureanas. Nossa pesquisa, de natureza bibliográfica, consiste em discutir a presença e o apagamento, sub-reptícios, da categoria de sujeito nas teorizações que compõem o CLG. Para tanto, recorreremos aos trabalhos de BARBOSA (1996), BARTHES (1984), FIORIN (2002), CÂMARA JR (1975), dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermano de França Rodrigues, UFPB

Doutor em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da UFPB.

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

RODRIGUES, H. de F. . Travessias subjetivas e históricas: o sujeito na linguagem. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 121–134, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1746. Acesso em: 2 jan. 2025.

Seção

Artigos de temas livres