Pôsteres de divulgação do seriado americano Manifest: uma análise multimodal à luz da Gramática do Design Visual

Autores

  • Suzana Toniolo Linhati Universidade Federal de Santa Maria
  • Luane Vitorino Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Multimodalidade, Gramática do design visual, Pôster, Seriado

Resumo

Ao longo dos anos, a sociedade passou por diferentes mudanças, as quais afetaram as formas de comunicação, ocasionando em um aumento na produção, na disseminação e no consumo de textos multimodais. Nesse sentido, o presente artigo tem a finalidade de analisar os pôsteres de divulgação da série americana Manifest à luz das Metafunções da Gramática do Design Visual (GDV) (Kress; Van Leeuwen, 2021), posto que se trata de um seriado de interesse das autoras. Dessa forma, os pressupostos teóricos que sustentam essa pesquisa tratam sobre o seriado como gênero multimodal e sobre a semiótica social, com foco na GDV. A metodologia dessa investigação abrange um estudo de caso, de abordagem qualitativa, tendo como corpus de análise os pôsteres das temporadas 1 e 4 de Manifest, as quais correspondem à primeira e à última da série, respectivamente. Resultados da análise revelaram aspectos de semelhança e de diferenças entre os pôsteres. Em relação às semelhanças, constatamos que os participantes representados são sempre personagens de maior destaque no seriado, juntamente com o avião. No que concerne às diferenças, identificamos que o pôster final utiliza recursos que apelam à cumplicidade por parte do leitor, tendo seu foco nos acontecimentos e não mais nas personagens, como forma de convite ao espectador para a resolução do mistério da trama.

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Biografia do Autor

Luane Vitorino, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras - Língua Portuguesa (UFSM); Mestra em Letras (UFSM); Doutoranda em Letras (UFSM).

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Publicado em

6 de abril de 2025

Como Citar

TONIOLO LINHATI, S.; VITORINO, L. Pôsteres de divulgação do seriado americano Manifest: uma análise multimodal à luz da Gramática do Design Visual. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. e3191 , 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3191. Acesso em: 24 abr. 2025.

Seção

n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade