CONCEPÇÕES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL EM CURSO DE EXTENSÃO
UM ESTUDO DE CASO EM LINGUÍSTICA APLICADA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16427121Palavras-chave:
Formação docente, Curso de extensão, Didatização, EspecularidadeResumo
Estudos revelam a necessidade de repensar a relação entre a teoria e a prática na formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa, inclusive em ações extensionistas. Desse modo, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar os efeitos de uma sequência didática do gênero textual (SDG) contos de fadas, apresentada em um curso de extensão, na elaboração de uma atividade complementar. Essa pesquisa, um estudo de caso, insere-se no campo de estudos da Linguística Aplicada. Os 54 documentos analisados foram gerados em um curso de extensão sobre didatização de contos de fadas ofertado a professores em formação inicial e continuada. A análise desses documentos foi fundamentada nas concepções de sequência didática do campo de estudos da educação (Zabala, 1998), dos estudos linguísticos e/ou da transposição didática (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004; Gatinho, 2006; Swiderski e Costa-Hübes, 2009) e dos estudos literários (Cosson, 2014). A análise apontou que a relação de especularidade entre as atividades da SDG apresentadas no curso de extensão e as que foram produzidas pelos cursistas é o principal efeito da ação extensionista investigada.
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