CONCEPÇÕES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL EM CURSO DE EXTENSÃO

UM ESTUDO DE CASO EM LINGUÍSTICA APLICADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16427121

Palavras-chave:

Formação docente, Curso de extensão, Didatização, Especularidade

Resumo

Estudos revelam a necessidade de repensar a relação entre a teoria e a prática na formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa, inclusive em ações extensionistas. Desse modo, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar os efeitos de uma sequência didática do gênero textual (SDG) contos de fadas, apresentada em um curso de extensão, na elaboração de uma atividade complementar. Essa pesquisa, um estudo de caso, insere-se no campo de estudos da Linguística Aplicada. Os 54 documentos analisados foram gerados em um curso de extensão sobre didatização de contos de fadas ofertado a professores em formação inicial e continuada. A análise desses documentos foi fundamentada nas concepções de sequência didática do campo de estudos da educação (Zabala, 1998), dos estudos linguísticos e/ou da transposição didática (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004; Gatinho, 2006; Swiderski e Costa-Hübes, 2009) e dos estudos literários (Cosson, 2014). A análise apontou que a relação de especularidade entre as atividades da SDG apresentadas no curso de extensão e as que foram produzidas pelos cursistas é o principal efeito da ação extensionista investigada.

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Biografia do Autor

Milene Bazarim, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2002), especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (2004), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2023). Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Atualmente, é professora da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Áreas de pesquisa: correção de texto; reescrita; linguagem, educação e tecnologia; didatização de gêneros textuais; formação do professor de Língua Portuguesa; interação mediada pela escrita; processos de inovação no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; entre outras. E-mail: milene.bazarim@professor.ufcg.edu.br https://www.researchgate.net/profile/Milene-Bazarim

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Publicado

25-07-2025

Como Citar

ARAÚJO, Thaíne Brasiliano de; BAZARIM, Milene. CONCEPÇÕES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNERO TEXTUAL EM CURSO DE EXTENSÃO: UM ESTUDO DE CASO EM LINGUÍSTICA APLICADA. Revista 15 de outubro, Campina Grande, p. 16–36, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16427121. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/4842. Acesso em: 5 dez. 2025.

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