ESCREVENDO NA (PARA) UNIVERSIDADE:
UM ESTUDO DO GERENCIAMENTO DA ESCRITA DA RESENHA NA GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10462399Palavras-chave:
Gerenciamento da escrita. Textos acadêmicos. Resenha. ISD. ATA.Resumo
Este trabalho, recorte de uma pesquisa maior de doutorado (Oliveira, 2021), vinculado às ações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/UFPB), o qual oferece subsídios para o desenvolvimento da escrita acadêmica e de letramento científico em contexto universitário direcionados a graduandos de diferentes cursos, orienta-se pela seguinte questão-problema: Quais capacidades e operações de linguagem são percebidas no modo de funcionamento linguístico-discursivo na escrita de resenha na área de Linguística e de Literatura? Para tanto, objetiva-se a interpretação do agir e a descrição da ação de linguagem frente às práticas de escrita por atores sociais, através da caracterização do gerenciamento da escrita à luz das capacidades e operações de linguagem. Assim, este estudo fundamenta-se no aporte teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999; 2006; Souza, Stutz, 2019), baseando-se numa abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os resultados indiciam dois pressupostos: (1) a plena mediação do professor e (2) o aprimoramento da autonomia do agente-produtor. O primeiro ratificando a necessidade de um planejamento pedagógico explícito para as situações de escrita de textos acadêmicos; e o segundo referindo-se, por exemplo, à imagem da efetividade de um agente-produtor usuário, leitor e, sobretudo, produtor de textos acadêmicos.
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