O ENSINO INTERCULTURAL DE ESTEREÓTIPOS EM ATIVIDADES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA E DIALÓGICA PARA UMA POSIÇÃO RESPONSIVA EM SALA DE AULA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10073500
Palabras clave: Estereótipos, dialogismo, interculturalidade

Resumen

Este artigo foi produzido com o intuito de apresentar conceitos bakhtinianos ao professor de língua estrangeira a fim de que, a partir de atividades interculturais que tenham como tema estereótipos, ele possa conduzir a uma reflexão crítica e dialógica, o que estimula o aluno a adotar uma posição responsiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se propõe a analisar uma atividade chamada “les stéréotypes”, produzida e disponibilizada pelo site público do governo de Québec “TV5 Monde”, à luz da teoria dialógica do teórico e filósofo russo Mikhail Bakhtin. De acordo com Hinton, a pesquisa em torno dos estereótipos é entendida por diferentes perspectivas, sublinhando o caráter inevitável dos processos cognitivos humanos que desenvolvem os diferentes tipos de estereótipos, os quais se revelam úteis ou inconvenientes dependendo das situações quotidianas onde são levantados. Buscamos, portanto, usar os conceitos bakhtinianos de dialogia, plurilinguismo e atitude responsiva para analisar e esclarecer as possibilidades de tratamento do tema estereótipos em sala de aula de língua estrangeira. 

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Publicado

noviembre 5, 2023

Cómo citar

SILVA, G. V. F. da .; MACEDO, J. G. de O. .; SILVA, S. A. da .; FERNANDES, O. P. P. O ENSINO INTERCULTURAL DE ESTEREÓTIPOS EM ATIVIDADES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA E DIALÓGICA PARA UMA POSIÇÃO RESPONSIVA EM SALA DE AULA. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 88–99, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10073500. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/977. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Dossiê