TIMBRES DESCONHECIDOS EM FALAS SILENCIADAS
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA NO ENSINO SUPERIOR COM O CONTO “VOZ” DE JARID ARRAES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16427759Palabras clave:
Literatura contemporânea, Conto, Ensino, Mulheres trans, VozResumen
Este trabalho visa apresentar uma proposta de leitura do conto “Voz”, escrito pela autora brasileira Jarid Arraes e publicado em seu primeiro livro de contos Redemoinho em dia quente (2019), a partir de experiências docentes desenvolvidas na formação de professores de literatura no curso de Letras. A narrativa retrata a vivência de uma mulher trans chamada Janaína. Por meio de uma leitura reflexiva, oral e coletiva, discutimos sobre o espaço de invisibilidade e silenciamento em que estão situadas as pessoas transgêneras em nossa sociedade, e a necessidade de, a partir da leitura do conto, os professores poderem ampliar esse debate para as salas de aulas da educação básica. Conforme ressalta Bell Hooks (2013), além de querer ouvir um ao outro, precisamos legitimar a existência desse outro que, não tendo que suprir com as nossas expectativas, pode estar presente sendo unicamente quem é. Ao abordarmos o conto em sala de aula, percebemos que a narrativa é embebida de um realismo que denota abusos, violências e traumas que silenciam mulheres transexuais e travestis por consequência do patriarcado, machismo e sexismo (Nascimento, 2021). Portanto, ao ler a história construída por Jarid Arraes, reconhecemos a importância da literatura contemporânea produzida por mulheres como objeto de ensino eficaz no enfrentamento de pautas marcadas enquanto fracturantes, dentre as quais estão as temáticas de gênero e sexualidade expostas no enredo da escritora. Assim, conduzimos os professores-leitores a uma sensibilidade auditiva para as múltiplas vozes marginalizadas em nossa literatura.
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