Recepção de poemas de poetas negras no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16430170Palabras clave:
Poesia. Mulheres. Negritude. Recepção. Estudantes da EJA.Resumen
Este artigo tem o objetivo de mostrar a recepção que estudantes do VI Ciclo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma Escola Estadual do município de Campina Grande na Paraíba, tiveram ao ler o poema Vozes-mulheres de Conceição Evaristo e Todas as cores de Preta de Jéssica Regina. Como fundamentação teórica temos Bernd (2013), Jauss (1994), Bordini e Aguiar (1988), entre outros pesquisadores que vão nos ajudar na argumentação. A primeira vai abordar a negritude na literatura, o segundo a estética da recepção e o último trabalha o método recepcional do texto literário na sala de aula. Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes ampliaram seus horizontes acerca do racismo e de como poetas negras contemporâneas vem subvertendo esse sistema racista. Consideramos, portanto, a necessidade de trazer para sala de aula a poesia de mulheres negras como forma de promover uma educação antirracista e de representatividade feminina. Destacamos também o fato de darmos voz a alunos da EJA, comumente tidos como pouco capazes de acompanhar as exigências do ensino.
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