PARADIGMAS DE ENSINO SUBJACENTES À PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO (EM)
UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16427744Palabras clave:
Paradigmas de ensino, Língua Portuguesa, Complexidade do processo ensino-aprendizagemResumen
Partindo da observação de aulas no Ensino Médio (EM), este artigo objetiva analisar a influência dos paradigmas educacionais na prática do docente de Língua Portuguesa. A metodologia baseou-se em uma abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Foram feitas observações de aulas de Língua Portuguesa em turmas de 1ª e 2ª séries do EM, de uma escola estadual, no município de Campina Grande – PB, de março a abril de 2024. O corpus analisado foram as anotações em diário de campo, bem como as atividades e avaliações elaboradas pelo docente. As atividades analisadas contemplam leitura, escrita e análise linguística (AL). A concepção de leitura que prepondera é a compreensão. A prática de escrita predominante é a redação escolar. A tendência de AL é a conservadora e a conciliadora. Essas concepções/tendências apontam que há uma oscilação entre os paradigmas conservador e da complexidade/emergente/inovador, visto que a prática adotada indica uma abordagem holística, mas em outras circunstâncias apresenta-se a concepção tecnicista de ensino. Portanto, não há um único paradigma presente na prática docente, o que mostra a complexidade do processo de ensino-aprendizagem de LP.
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Citas
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