"VOU ESCREVER MEU TCC... E AGORA?"
ANÁLISE DE ABORDAGENS DE ESCRITA ACADÊMICA EM MEMES PUBLICADOS EM PÁGINAS DE INSTAGRAM
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10462366Resumen
Este trabalho objetiva identificar abordagens de escrita acadêmica subjacentes a memes voltados à produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicados na rede social Instagram. Embasa-se nas teorias de letramentos acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2014) e ensino explícito da escrita acadêmica (STREET, 2010; Lillis, 1999). Trata-se de um estudo documental (Ribeiro et al. 2023), realizado no período de junho a agosto de 2023, com o uso dos seguintes descritores: “TCC”, “TCC depressão”, “TCC memes”. O processo de geração de dados resulta em 14 páginas com 26 memes. Com a delimitação “produção de TCC”, o corpus analisado constitui-se de 9 memes, publicados em 7 páginas, sendo 4 em formato de foto e 5, de vídeo. Os dados indicam a predominância da abordagem da socialização acadêmica, dada a ênfase à estrutura do TCC. Além dessa abordagem, destaca-se também, em menor escala, a dos letramentos acadêmicos, dada a indicação de aspectos de poder e identidade envolvidos na produção desse gênero. Conclui-se que, quanto mais se investir no ensino explícito da escrita acadêmica, particularmente do TCC, evidenciando as suas várias dimensões, maior haverá de ser a probabilidade de significá-lo de modo mais positivo, em diferentes instâncias, incluindo as redes sociais.
Descargas
Citas
ALVES, M. F.; .MOURA, L. de O. B. M. de. A Escrita de Artigo Acadêmico na Universidade: Autoria x Plágio. Ilha Desterro [online]. v.69, n.3, p.77-93, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-80262016000300077&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 08 fev. 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724. Trabalhos acadêmicos – Apresentação. 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. 2023.
CARVALHO, M. Como ensinar a ler a quem já sabe ler: leu, mas não entendeu, um problema que costuma explodir na universidade. Revista Ciência Hoje, v. 20, n. 19, 1996.
CARVALHO, G. T.; CASTANHEIRA, M.L; MACHADO, M.Z.V. Letramentos acadêmicos como práticas sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (org.). Questões de linguagem. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1994. p. 54-63.
GUERRA, Christiane; BOTTA, Mariana Giacomini. O meme como gênero discursivo nativo do meio digital: principais características e análise preliminar. Domínios de Lingu@gem, Uberlandia, vol. 12, n 3, p. 1859-1877, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/download/40639/24002/185738 Acesso em: 30 out. 2023.
HYLAND, K. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. London: Longman, 2004.
LEA, M. R; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, Jun. 1998. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 30 mar. 2021.
LEA, M. R; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Filologia Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/79407. Acesso em: 06 abr. 2021.
LILLIS, T. M. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.
LIMA, A. A. de A. M. de; SILVA, N. K. de L.; BESSA, J. C. R. Representations about the process of writing the final paper in memes on the page TCC da Depressão. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/67131/35427. Acesso em: 30 out. 2023.
MARTINS, Adriana Regina Dantas; BASTOS, Rafael Lira Gomes; BARRETO, Paulo Jefferson Pereira. Os desafios no letramento acadêmico de alunos de Letras de uma faculdade particular de Fortaleza na escrita da introdução no gênero artigo científico como TCC. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 12, p. 1-19, e02325, 2023. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5176/3915 Acesso em: 30 out. 2023.
Medos da vida adulta. TCC Tranquilo (@tcctranquilooficial). 29 de julho de 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CvS_kMMoFgU/ Acesso em outubro de 2023.
Meu orientador explicando como se escreve o TCC e eu fingindo que entendi tudo. Profª Ana Paula Cordeiro (@paulacordeiroconsultoria). 16 de Agosto de 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CwBxaw5A2G_/ Acesso em outubro de 2023.
Quando meu orientador me pergunta de onde tirei aquela citação. #TCCdaDepressão (@tccdadepressao). 01 de agosto de 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CvZ1r9Ht5L9/ Acesso em outubro de 2023.
Quando o universitário fica feliz com o TCC. Rafael Belli (@belli_rafa) 01 de junho de 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cs2Q4wLA4UW/ Acesso em outubro de 2023.
Quem quer faz. Trabalhos Acadêmicos (@facoseutccetc). 17 de agosto de 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CwCzmgTOzX5/ Acesso em outubro de 2023.
RAMOS, F. B.; ESPEIORIN, V. M. Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade: entrevista com David Russell. Entrevistado: David Russuell. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 241-247, maio/ago. 2009. Disponível em: https://anpof.org.br/periodicos-leitura.php/conjectura-filosofia-e-educacao/leitura/693/25315?cat=conjectura-filosofia-e-educacao&revista=693&id=25315. Acesso em: 29 ago. 2023.
RIBEIRO, F. B. V. et al. Abordagem interpretativista e método qualitativo na pesquisa documental: descrição geral das etapas de coleta e análise de dados. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.17, n. 1, p.100-113.
SILVA, F. V. da.; CARVALHO, J. L. Q. Dicas que vão te salvar! Concepções de escrita acadêmica em blogs especializados e em outros sites de consulta. In: SILVA, F. V. da.; OLIVEIRA, H. A. G. (org.). A escrita no ensino ensino superior: saberes, métodos e gêneros. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. p. 141-166.
STREET, B. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. FISCHER, A.; PELANDRÉ, N. L.; DIONÍSIO, M. de L. (ed.). Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541. Acesso em: 31 mar. 2021.
TRAVAGLIA, L. C. Planejamento de textos para sua produção. In: COELHO, F. A.; PALOMANES, R. Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2019. p. 87-108.
ZAVALA, V. Quem está dizendo isso?: letramento acadêmico, identidade e poder no ensino superior. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. (org.). Letramentos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 71-98.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista 15 de outubro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.